Kobo

Kobo é um e-reader (leitor de livro eletrônico), produzido pela empresa japonesa Rakuten, desenvolveu o dispositivo para ser concorrente do Kindle (Amazon), Nook (Barnes & Noble) entre outros. O dispositivo possui medidas de 11,4 x16,5 x 1cm e pesa 185 gramas, o que o faz o mais compacto da categoria. O acabamento é especialmente desenvolvido para ser facilmente carregado para qualquer lugar. O design é moderno e pode se optar pelas cores Azul, Lilás, Prata, Branco e o tradicional Preto.

O Kobo possui a tecnologia de papel eletrônico E Ink, que consome pouca energia e é possível utilizá-lo mesmo no sol, além de apresentar uma característica que deixa os olhos menos cansados. A tecnologia E Ink é composta por uma camada de pequenas cápsulas, dispostas enre duas placas condutoras de energia, as quais carregam a carga elétrica e a aplica a tela, por isso o consumo é baixo. Tanto pela iluminação própria quanto pela alta capacidade de retenção de imagem, a qual não desperdiça energia. A tela possui iluminação parecida com a tecnologia LCD, que contém um painel com luzes na parte traseira (backlight) e reflete a luz do ambiente (natural).

Outros diferenciais do leitor eletrônico Kobo são o ângulo de visão e o baixo tempo necessário para atualizações, sendo que a tela possui resolução de 600x800 pixels, e oferece a visualização de linhas mais finas e fontes menores. O aparelho oferece a opção de destacar partes específicas dos livros e textos, além de poder incluir anotações. O padrão de arquivos para leitura é o formato PDF.

Existem três versões do e-reader Kobo, todos com os recursos básicos de conexão Wi-Fi e teclado Touch (sensível ao toque), O Kobo Mini é o menor e mais compacto da categoria, com tela de cinco polegadas e resolução de 600x800 pixels, o Kobo Arc, que conta com sistema operacional Android e tela de sete polegadas, com resolução de 1.280x700 pixels, e o Kobo Glo com tela de seis polegadas com 758x1024 pixels.

Os diferenciais do Kobo são a tela sensível ao toque com opções de ajuste para melhor adaptação a leitura, além de suporte ao EPUB (banco de livros que pode ser adquirido em diversas lojas conveniadas no mundo e principalmente no Brasil) e entrada para leitor de cartão microSD. Com relação a capacidade de memória para leitura de livros, o Kobo oferece 1Gbyte, que é o espaço e capacidade suficiente para armazenar aproximadamente mil livros.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/tec/1196723-rival-do-amazon-kindle-kobo-touch-e-boa-opcao-para-ler-e-books-brasileiros.shtml
http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2012/09/14/antecipando-se-a-amazon-livraria-cultura-se-une-a-canadense-kobo-e-inicia-grande-operacao-de-venda-de-livros-e-leitores-digitais-no-brasil/

Arquivado em: Informática