LAN Party

O que antes era um evento predileto dos chamados Nerd's, hoje faz parte de qualquer usuário fanático por computadores, jogos e demais funcionalidades dos PC's. Para reunir os amantes de tecnologia, a LAN Party foi criada na Europa, onde sua realização anual já é considerada uma tradição há mais de dez anos. Seu objetivo é reunir pessoas e suas respectivas máquinas, leia-se, computadores, onde todos se conectam a uma rede local (LAN - Local Area Network) cujo objetivo é jogar diversos jogos, na modalidade Multiplayer (vários jogadores ao mesmo tempo).

Podendo ser de diversas dimensões, a LAN Party  se caracteriza tanto quando apenas duas pessoas estão conectadas, até as enormes, com mais de 5mil jogadores. Para causar maior interação entre os usuários, acontecem os torneios e competições de inúmeros jogos, como o famoso Counter Strike, Warcraft entre outros; os quais podem ser nacionais ou internacionais. A WWCL (World Wide Championship of LAN-Gaming) acontece em diversos países no mundo e contempla o Quakecon, encontro que reuni os melhores jogadores da atualidade.  No ano de 2008, aconteceu a primeira edição da Campus Party Brasil, realizada no prédio da Bienal em São Paulo e recebeu mais de 3mil pessoas. No ano de 2012, em Recife, foi realizada a primeira edição de inverno da Campus Party.

O que caracteriza uma LAN Party é justamente a dimensão do evento, geralmente com capacidade para mais de 2mil inscritos, oferecem espaços especialmente planejados para que os visitantes permaneçam por mais de um dia. Seja em barracas ou em outro tipo de lojamento. Além de toda estrutura necessária para o conforto, como praça de alimentação, banheiros e salas de apoio, sem contar as atrações como shows de bandas famosas, Dj's e entretenimento em geral, como o acesso a internet ilimitada e muito veloz. Vale salientar que grandes marcas aproveitam estes eventos para expor seus produtos, como é o caso da nVidia, AMD, Corsair, HP, Norton, entre tantas outras.

Em geral, as maiores LAN's Parties reunem um público específico para jogos, inclusive com competições cujos prêmios são em dinheiro e podem chegar a montantes de 10mil dólares, no entanto na Europa acontecem diversas reuniões sobre os mais variados temas: Segurança da Informação,  Linux e Robótica. As mais famosas e condecoradas LAN Parties que acontecem no mundo todo são: Multiplay (Reino Unido), Party Spain (Espanha), Fragapalooza (Canadá), LANWAR/Million Man LAN (Kentucky, EUA), XL Party (Portugal).

Fontes:
http://esblanparty.com/
http://www.urbandictionary.com/define.php?term=lan%20party

Arquivado em: Informática