LulzSec

Conhecido pelo grande público em meados de Abril de 2011, o grupo Lulz Security, mais conhecido como LulzSec, liderou um ataque a empresa Sony, roubando dados de mais de 1.000.000 de contas de usuários. Atacou também as produtoras de jogos Nintendo e Bethesda e distribuiu mais de 62 mil senhas de usuários. Além de empresas como Fox, Paypal, Citibank, etc.. O nome Lulz é uma abreviação da expressão LoL (laughing out loud), que significa gargalhar. Outro termo utilizado para designar o grupo é The Lulz Boat ou A Jangada dos Lulz, por referência a música que soa no site oficial do grupo. Na HomePage de seu site, eles se apresentam como uma comunidade que busca diversão todos os dias da semana.

Dentre os seus "funcionários", pode-se citar Sabu (o fundador), BarrettBrown, Topiary, Kayla, Nakomis, Tflow, Joepie91 e Avunit. O primeiro ataque deste grupo foi contra a agência britânica Serious Organised Crime Agency. O objetivo máximo do grupo é expor as falhas em sistemas de segurança e defender as pessoas de governos opressores, segundo um dos representantes. Após Abril de 2011 o LulzSec informou através de seu perfil em uma rede social, que declarava uma grande batalha contra grandes corporações, bancos e governos, ação esta que contou com o apoio de outro grupo chamado Anonymous.

O grupo LulzSec possui redes de conexão com diversos países do mundo, inclusive o Brasil. Em Junho de 2011 o grupo brasileiro que responde ao LulzSec se declarou responsável por ataques a sites do governo brasileiro, como Petrobras e Receita Federal. O LulzSec mantinha certo contato com o grupo Anonymous até a invasão a empresa HBGaryFederal, após este fato, se separou pois pretendia ter todos os créditos pelos ataques.

Se trata de um grupo fechado e com funções previamente estabelecidas. Está sempre em busca de fama e dinheiro, como mostra os ataques a grandes corporações. E também a constante atualização do seu perfil na rede social, na qual o grupo se envaidece ao invadir tais locais, ou até mesmo quando conquista mais seguidores. Para manter o funcionamento, o grupo sobrevive de doações feitas através de um sistema de moeda virtual. Em atualização recente, obteve o equivalente a US$ 7 mil dólares.

No final de Junho de 2011 o grupo LulzSec divulgou o fim de suas operações, após ter atacado as empresas AT&T e AOL. Após apenas 50 dias de funcionamento, o grupo anunciou seu fim.

Fontes:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/conheca-o-lulzsec-o-grupo-hacker-que-desafiou-o-governo-dos-eua.html
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/07/14/tecnico-de-seguranca-portugues-nega-ser-o-lider-do-grupo-lulzsec/

Arquivado em: Informática