MicroSD

O nome MicroSD é utilizado para caracterizar cartão de memória portátil da chamada Memória Flash, e foi desenvolvido com base no sistema TransFlash de propriedade da empresa SanDisk. O projeto da empresa inicialmente levou o nome de T-Flash, até ser oficialmente chamado de microSD, após ter seu padrão incluído na SD Association. O fato ocorreu em 2005, durante a feira CTIA Wireless, que é o maior evento do segmento de comunicação sem fio, que acontece anualmente em Las Vegas no Sands Expo & Convention Center. Os primeiros formatos disponíveis foram com capacidade para 32MG, 64MB ou 128MB.

Por utilizar recursos da nanotecnologia o microSD é muito utilizado em aparelhos celulares, máquinas fotográficas, em aparelho de GPS, outros aparelhos portáteis e também em dispositivos USB. O dispositivo cartão de memória também pode ser utilizado com um adaptador, que permite ser lido e inserido em aparelho com o SlotSD. E devido a esta possibilidade, o dispositivo microSD está disponível, também nas capacidades de 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, 8GB, 16GB, 32GB ou 64GB.

Pode ser compatível com diversos tipos de cartões, de acordo com as duas versões disponíveis, são elas a microSD Clássica, denominada de versão 1.0 ou 1.1, cuja capacidade de armazenamento vai de 16MB a 2GB; ou a microSDHC, chamada de norma SD 2.0, com capacidade de 4GB até 32GB. Os padrões técnicos de formatação impuseram uma capacidade máxima de 2GB para os cartões microSD clássicos, mesmo sendo possível armazenarem até 4GB, esta limitação ocorre para evitar incompatibilidade com alguns dispositivos.

O cartão microSDHC possui características técnicas para armazenar até 64GB, que podem ser divividos nas seguintes classes (2, 4, 6 e 10) as quais controlam sua respectiva velocidade de transmissão de dados. Os cartões da Classe 10, possuem capacidade para atingir até  12 MB. A informação sobre a classe está impressa no verso do cartão e assim como os cartões SDHC, é preciso um aparelho compatível para que a leitura seja feita.

O tamanho e formato do dispositivo pode ser variável, a partir de 11mmx15x0,7mm, e de acordo com a classe referida, os dispositivos são indicados e recomendados para os seguintes tipos de aparelho:

  • Classe 2, 2MB/s, para Câmera fofotgráfica de até 12MB, filmadoras e celulares;
  • Classe 4, 4MB/s para vídeo HD e câmeras maiores de 12MP;
  • Classe 6, 6MB/s, para vídeo Full HD e câmeras maiores de 12MP;
  • Classe 10, 10MB/s, recomendada para vídeo HD e Full HD, além de câmeras profissionais.

Com o avanço do segmento de tecnologia da informação, foi desenvolvido também o padrão MicroSDXC e cartões menores com capacidade para até 1.000GB (1 TB). Os principais fabricantes de cartões microSD são: Panasonic, Nokia, Transcend, SanDisk, PNY e Memory2go.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/MicroSD
http://www.mediamarkt.pt/mp/article/Cart%C3%A3o-micro-SD,991508.html

Arquivado em: Informática