MiniDisc

Mini CDs, ou minidiscs, são Compact Discs com tamanho e capacidade reduzidos. CDs comuns possuem, em geral, 12 cm de diâmetro e 700 MB de capacidade armazenamento e 74 minutos de áudio. Já os mini CDs possuem 8 cm de diâmetro e 180 MB de capacidade de armazenamento, o que corresponde a aproximadamente 23 minutos.

O MiniDisc é um MiniCD regravável, baseado em armazenamento de dados, normalmente áudio. A tecnologia foi anunciada pela Sony em 1991 e introduzida em 12 de Janeiro de 1992. Com o tempo, a Philips e a Panasonic também aderiram à tecnologia.

MD Data, a versão do mini disc voltada para armazenamento de dados, foi anunciada pela Sony em 1993, mas isso nunca obteve um grande significado. Com a necessidade de se impor no mercado e devido ao fracasso do formato DAT, a Sony lançou o Mini Disk, que é um mini CD regravável.

Apesar de ter tido certo sucesso, o MiniDisc não surpreendeu muito nos EUA e na Europa como a Sony esperava. O pouco sucesso foi devido principalmente ao alto custo na produção de álbuns em MD. Alguns álbuns foram produzidos pela própria Sony, mas com o tempo houve uma descontinuidade do processo. O produto foi licenciado para outras companhias produzirem, como: JVC, Sharp, Pioneer, Panasonic entre outras.

Hoje a plataforma mini é utilizada comercialmente para a distribuição gratuita de informação ou divulgação, pois tem um custo menor que o dos CDs convencionais. Há, inclusive, alguns dispositivos eletrônicos padronizados exclusivamente para o formato mini. Além disso, a maior parte dos dispositivos de leitura de CD do tipo gaveta possuem dois níveis: um maior, dedicado para CDs comuns, e um menor, dedicado para os mini CDs. Dispositivos de leitura sem gaveta geralmente são incompatíveis, mas existem adaptadores para estender a largura dos mini CDs para os 12 cm padrões do CD.

Dispositivos com eixo não oferecem empecilhos para utilizar mini CDs. Para funcionar basta colocar a mídia sobre o eixo normalmente, como se fosse um CD comum.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/MiniDisc
http://en.wikipedia.org/wiki/MiniDisc
http://www.minidisc.org/charman/what.html
http://www.theguardian.com/music/musicblog/2012/sep/24/sony-minidisc-20-years

Arquivado em: Informática