Moodle

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, mais conhecido como Moodle é um software livre, que serve como ferramenta para usuários da internet, como método de aprendizagem on line. Faz parte do Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem), que pode ser acessado por qualquer interessado, desde que conectado a uma rede local e com acesso a internet. O termo em inglês Moodle traduzido para o português descreve o processo de Navegar sem um foco em questão.

Foi criado no ano de 2001 pelo educador australiano Martin Dougiamas, que identificou uma lacuna no sistema de educação "on-line", e desenvolveu o software cuja principal função é basicamente criar páginas de cursos virtuais, com diferentes disciplinas e grupos de aprendizagem específicos. Está disponível em mais de 70 línguas e possui 25mil Sites em seu registro, no mundo todo.

O sistema se enquadra no segmento de e-learning (Ensino Eletrônico), baseado no aprendizado não presencial e também b-learning (Blended Learning), método cuja característica se dá pelo ensino a distância combinado também a necessidade da presença em sala de aula. Com linguagem simples e layout intuitivo, é fácil de ser usado e pode ser utilizado por Universidades ou como página de um Docente.

O software Moodle é voltado principalmente para fins acadêmicos e programadores. O objetivo de sua criação é realizar o intercâmbio de informações e a integração entre o estudante e o professor, de acordo com o curso específico. Segundo seu criador, a filosofia do projeto é denominada "pedagogia sócio-construtivista", inserida nos conceitos do Construtivismo (o qual as pessoas constroem o conhecimento ao passo que interagem com os demais), Construcionismo (cuja aprendizagem é efetivada quando construída para que os outros a conheçam e a utilizem), Construcionismo Social (a informação compartilhada amplia e aumenta a construção de conhecimento) e o Ligado e Separado (onde o ensejo para a construção do conhecimento se dá pela observação de um objeto e a motivação das pessoas).

O programa pode ser utilizado sob a licença de Software Livre e instalado em diversos sistemas operacionais (Mac OS, Windows, Linux ou Unix), basta ter o recurso de linguagem PHP. A base de dados pode ser qualquer uma que seja acessível ao ODBC, como Interbase, PostgreSQL, Oracle, Access ou MySQL. Pode ainda ser configurado de três formas específicas, com base na temática a ser desenvolvida: Formato Semanal, com cursos programados para início e fim, Formato Social, cujos temas podem ser alocados em Fóruns e o Formato em Tópicos, onde os assuntos são separados por temas.

Fontes:
https://moodle.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle
http://moodle.its-networks.com/

Arquivado em: Informática