PlayStation

O console de video-game Playstation foi lançado em Dezembro de 1994 no Japão e um ano mais tarde nos Estados Unidos. A fábrica responsável pelo desenvolvimento é a japonesa Sony, que melhorou o projeto após o sucesso do SuperNintendo em 1990, da Nintendo. O primeiro PlayStationX projetado pelo engenheiro Ken Kutaragi recebeu o apoio da EA (Electronic Arts). Os primeiros jogos da empresa foram o Winning Elevem, Final Fantasy, Tomb Raider, Tekken, Gran Turismo, Dino Crisis, Resident Evil, Crash Bandicoot, Megaman X4, Castlevania, Twisted Metal e outros.

Mesmo com os concorrentes Nintendo e Xbox (Microsoft), a Sony já lançou três versões do console, PlayStation X, Playstation 2 e Playstation 3. E introduziu no mercado o acessório MemoryCard (cartão de memória), com capacidade para savar os jogos em andamento e continuar em outro momento. Em meados do ano de 2000 lançaram a versão 2, com a novidade da re-estilização do design, com curvas mais modernas e tamanho menor. A primeira versão teve a sua produção finalizada em 2006, com a marca de 100 milhões de consoles vendidos no mundo todo, sendo o mais vendido entre os concorrentes. É também chamado também de PlayStation1 ou PSOne. 

O principal acessório do PlaySation é o joystick, cujo design é inspirado no SNES (Super Nintendo Entertainment System), com dois botões a mais denominados R e L e R1, R2, L1 e L2. No ano de 1996 foi lançado o modelo DualShock com dois controles analógicos com o sistema rumble que aciona o modo que treme, quando o jogo possui algum obstáculo.

Seu sucessor PlayStation2, chamado de PS2, revolucionou o entretenimento doméstico, pois além dos jogos o modelo possuia as funções de assistir filmes em DVD, além de utilizar a capacidade 3D como forma de aumentar a realidade e experiência sensorial dos jogos. O PSP (PlayStaion Portable), é o modelo portátil e sem fio da marca, além de jogos, agrega as funcionalidades de tocar músicas Mp3, visualizar fotos e assistir filmes, produzido para o público adulto. A última e atual versão é o PlayStation3, com recursos melhores e capacidade para leitura de discos em alta resolução Blu-Ray. No quesito capacidade de armazenamento, o PlayStation possui o mínimo de 120GB até o máximo de 500GB.

A Sony disponibiliza com periodicidade as atualizações dos seus softwares através do PlayStation Network (PSN), onde o usuário realiza seu cadastro online e faz o login do seu produto, podendo ainda disputar jogos com outros usuários do produto, no modo remoto.

Fonte:
http://us.playstation.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation_(console)#Joystick

Arquivado em: Informática