Projeto GNU

Este projeto teve inicio em 1984, idealizado por Richard Stallman, e tem como objetivo criar um sistema operacional totalmente livre, com o código fonte disponível aos programadores, e sem custos.

O projeto GNU já desenvolveu vários programas para o seu sistema, todos estes com código fonte livre e disponível na rede. Isto faz com que haja um trabalho de integração entre os usuários e os desenvolvedores, já que muitos dos usuários do GNU/Linux são também programadores.

Muitos usuários fazem modificações no sistema GNU/Linux e disponibilizam na internet, estas modificações algumas vezes são incrementadas no projeto original.

O GNU/Linux pode ser modificado ate por usuários sem experiência.  É possível mudar as cores das abas, das letras, mudar a localização dos botões de iniciar, e tudo isso facilmente.

A ideologia do projeto GNU é a liberdade dos usuários, de poder modificar totalmente o seu sistema ou programa. São contra a venda de softwares, e principalmente, são contra as empresas que não deixam o código fonte de seus programas disponível para quem os utiliza.

Richard Stallman luta contra a licença de software, ele acha que todos devem ter direito de utilizar e modificar todo e qualquer programa, pois estes são um patrimônio da Humanidade.

Stallman criou a GPL, General Public License, esta diz entre outras coisas:

  • UM software livre deve ter seu código fonte disponível;
  • Qualquer pessoa pode modificar o código fonte de um software livre, desde que este continue livre, após a modificação;
  • Nenhum software livre pode ser comercializado, sob nenhuma circunstância.

Esta licença teve o propósito de proteger todos os programas com código aberto no mercado, já que não permite a revenda destes programas nem o fechamento do código fonte em alguma distribuição. Assim ninguém pode pegar o programa, modificar e vender. Qualquer programa pode ser protegido pela licença de software livre.

Algumas pessoas acham que Licença livre é a mesma coisa que licença Free. A licença free libera o uso e download do programa, porem não deixa o código fonte disponível. Já a Livre, deixa tudo disponível para o usuário.Um dos problemas com o GNU/Linux é a compatibilidade, muitos programas não rodam neste sistema, um modo de fazer as pessoas comprarem o Windows.

“Informática é uma questão de liberdade: as pessoas deveriam ter a liberdade de usar programas de todas as maneiras socialmente úteis.” Este é um dos lemas do projeto GNU.

Referencias:

O MANIFESTO GNU Disponível em http://www.gnu.org/gnu/manifesto.pt-br.html. Acesso em 12 de jan de 2011

Projeto GNU disponível em: http://www.planetarium.com.br/planetarium/noticias/2000/9/969652689. acesso em 12 de Jan de 2011

Arquivado em: Informática