Tablets

Por Anna Adami
Possui o formato de uma prancheta e funcionalidades diversas, como acesso a internet, visualização de fotos e arquivos e até leitura de livros. Essas são algumas das características do Tablet, um dispositivo móvel com tela touchscreen de 7 a 10 polegadas. Este dispositivo reúne algumas das funções de um computador, com a facilidade de ser leve, além de móvel. Outras nomenclaturas conhecidas são Epads, Itablets, Zpad entre outras.

Da esquerda para direita: iPad (Apple), Galaxy Tab (Samsung) e TouchPad (HP).

Com base nos denominados E-Books, cuja característica principal e função é a de ser um leitor de livros eletrônicos, jornais e revistas. Os Tablets aprimoraram esta tecnologia ao implementar o acesso a redes e demais sistemas.

Anteriormente chamado de Tablet PC devido as características: funções de computador que podem ser acessadas ao toque dos dedos ou caneta especial, sem a necessidade de teclado ou mouse. Objeto de estudo de diversos laboratórios no mundo todo, o Tablet já é amplamente difundido e popular nos Estados Unidos, porém ganhou proporções mundiais após o Lançamento do primeiro Tablet da americana Apple em Janeiro de 2010, batizado de Ipad (o aparelho oferece câmera para videoconferência, porta USB, entrada para adaptador de cartão de memória e demais funcionalidades), seguido pela Samsung com o modelo Galaxy Tab. Estes lançamentos possuem sistema operacional distintos e com características adequadas a cada modelo e marca, diferente do mesmo sistema utilizados pelos computadores comuns. Com exceção do Ipad (que usa o iOS), o sistema operacional mais utilizado é o Windows XP Tablet Edition ou Google Android (Tablets da Dell e Motorola) e SkyLight OS (Tablet da Lenovo).

A principal utilização do Tablet está na facilidade do acesso a internet. A navegação aos sites e e-mails, pode ser feita de maneira rápida, através do acesso sem fio (wi-fi) ou tecnologia 3G. Outras utilidades estão na edição de documentos simples, visualização de vídeos no YouTube, além de ver fotos e ouvir músicas.

Os modelos e marcas de Tablet mais conhecidos são, Apple (Ipad), Samsung (Galaxy Tab), Motorola (Xoom), Toshiba Tablet, Blackberry (PlayBook), Lenovo (IdeaPad U1 Hybrid), HP (Slate 500), Coby (Kyros) e Eken Tablet Pc.

Em uma escala tecnológica tudo começou em meados de 1980, com os primeiros computadores, inovou em 1995 com o chamado Pen Computing ou o PalmTop (denominados PDA Personal Digital Assistants), posteriormente os Notebooks, Netbooks e Smartphones equipados com tecnologia de ponta e finalmente o Tablet. O futuro é de certa forma previsível, certamente os equipamentos deverão contemplar telas flexíveis e com desempenho cada vez maior.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tablet_PC
http://www.techlider.com.br/2010/01/afinal-o-que-e-um-tablet/
http://tecmundo.com.br/3624-a-historia-dos-tablets.htm