Utilizando fórmulas básicas no Excel

O programa Excel da Microsoft oferece funcionalidades diversas e que atendem perfeitamente a quem precisa de uma plataforma, a qual auxilie na criação de fórmulas e também no gerenciamento de projetos, entre outras utilidades que facilitam a gestão e organização de informações e dados.

As fórmulas básicas do programa são compostas pelas funções de Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. Para aplicar a fórmula de Soma, basta selecionar as células e incluir a sequência no campo superior específico, por exemplo: =SOMA(A1;A2) e se as mesmas estiverem em localizações distantes, a dica é separar cada uma por ponto-e-vírgula, como no exemplo: =SOMA(A1;A5;A9). Pode-se usar também =A1+A5, por exemplo. É permitido o uso de várias operações no mesmo cálculo, como em: =A1+A2-A3*A4/A5;

A função de Subtração pode ser aplicada nas células utilizando a seguinte fórmula: =(A1-A2). A fórmula utilizada para a opção de Multiplicação é a seguinte: =MULT(A1:A2). E para a operação de Divisão, utiliza-se a fórmula: =(A1/A2).

Outras fórmulas básicas no Excel são compostas por Adição, Média, Máxima e Mínimo. Para utilizar estas fórmulas, em um grupo de células de 1 a 10, por exemplo, é necessário incluir a função =SOMA(A1:A10), para a Adição. A fórmula usada para obtenção da Média é a função =MEDIA(A1:A10). Para obter o valor Máximo, é necessário aplicar a função =MAX(A1:A10) e para o valor Mínimo, deve-se aplicar a função =MIN(A1:A10).

Além destas funções básicas, o Excel oferece a possibilidade de utilizar a função SE, que é determinada como uma condição; valor "se não". Como segue o exemplo: =se(B1<=0 ; "a ser enviado" ; "no estoque"). Entende-se que a linguagem manda o seguinte comando ao programa: Se o conteúdo da célula B1 é menor ou igual a zero, exibirá a mensagem "a ser enviado" na célula que contenha a fórmula. Se o conteúdo da célula B1 for maior do que zero, o a mensagem "no estoque".

Fonte:
http://www.voceparainformatica.com/2013/02/somar-subtrair-multiplicar-e-dividir-no.html

Arquivado em: Informática