Vírus de computador

Odiado por todos, o Vírus de Computador é o inimigo número um de todos que possuem um desktop, notebook, tablet e até mesmo smartphone. Sua construção é simples mas pode ser devastadora. O Vírus é um software desenvolvido com base em características diversas e com inúmeros "temas". É chamado por muitos de software malicioso, tal qual um vírus que infecta o sistema e se espalha para outros computadores de forma muito rápida, através de links, e-mails e arquivos infectados.

A sua dispersão se dá muitas vezes pela própria ação do usuário, o qual executa o arquivo sem saber de sua procedência e má intenção. Outra maneira de propagação do vírus é através da utilização de Cds e Pen Drives (neste caso o vírus se camufla e se mantém oculto, sendo visível apenas em computadores com anti-vírus devidamente em funcionamento). Outra maneira de contaminação se dá pela falta de atualização do Sistema operacional, onde pela desatualização dos itens de segurança, deixa o computador exposto a entrada de vírus.

O Vírus de computador é criado com o intuito de desconfigurar o sistema do usuário, acessar senhas e dados sigilosos e até mesmo monitorar os acessos. A história da informática marca o ano de 1986 como a data de lançamento do primeiro vírus para PC, denominado Brain, o vírus pertencia a categoria Boot, e danificava principalmente o Disco Rígido. Naquela época, era propagado pelo disquete.

Para fins de avaliação da evolução do Vírus, em 1995 eram conhecidos mais de 15 mil vírus, até 2007 já eram catalogados 200mil e recentemente, até o ano de 2011, mais de 1 milhão de vírus foram espalhados. Isto mostra que  ao passo que existe o avanço da informática, os sistemas ainda apresentam sinuosos caminhos para acesso dos vírus.

Os vírus podem ser de variados tipos, os pioneiros denominados Vírus de Boot, conforme descrito acima,  o Time Bomb que são pré-programados para funcionar em horários e datas específicas (Por exemplo os famosos Sexta-feira 13 e Eros), os mais comuns denominados Worms, cujo desenvolvimento se dá com o objetivo de que o vírus seja replicado, existem ainda o tipos Trojan ou Cavalo de Tróia, que acessam dados do usuários como senhas, dados bancários entre outras informações pessoais, os vírus Hijackers são programas que alteram a página inicial e instala automaticamente barra de ferramenta com inúmeras propagandas e demais sites, o vírus Estado Zombie se aproveita do Firewall desativado e/ou desatualizado e infecta o computador, causando o efeito "zumbi", geralmente monitorado por hackers, e um dos mais comuns tipos é o Vírus de Macro, que vincula as informaçòes dos arquivos abertos e infecta todos os arquivos no Pacote Office (Microsoft).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador
http://informatica.hsw.uol.com.br/piores-virus-computador.htm

Arquivado em: Informática