Particípio (participle)

Particípio (participle) refere-se a determinadas terminações (sufixos) ou formas que os verbos podem ter na língua inglesa para indicar diferentes tempos e modos verbais ou transformando-os numa outra classe gramatical (substantivo ou adjetivo). Vejamos abaixo as duas formas principais de particípio e seus usos, dentre as formas verbais possíveis:

Verbos Regulares
VERBO BASE SIMPLE PRESENT SIMPLEPAST PAST PARTICIPLE (ou -ED FORM) PRESENT PARTICIPLE (ou -ING FORM)
Live lives(s) lived lived living
Help help(s) helped helped helping
Look look(s) looked looked looking
Verbos Irregulares
VERBO BASE SIMPLE PRESENT SIMPLEPAST PAST PARTICIPLE (ou -ED FORM) PRESENT PARTICIPLE (ou -ING FORM)
Drink drinks(s) drank drunk drinking
Write write(s) wrote written writing
Come come(s) came come coming

Observe que as formas do Simples Past e do Past Participle de verbos regulares coincidem, mas não obedecem a uma regra no caso dos verbos irregulares. Já a terminação (-ing) do Present Participle é a mesma para todos os tipos de verbos.

O Past Participle e o Present participle às vezes são comparados, respectivamente, às formas verbais do particípio e gerúndio da Língua Portuguesa, mas a forma -ing tem algumas funções diversas e usos mais variados em Língua Inglesa, como você verá nos exemplos. Vejamos quais os usos dessas duas formas verbais.

Past participle

1. É usado na função de verbo:

No PRESENT PERFECT e seus derivados, junto com verbo auxiliar HAVE, indicando a conclusão de uma ação sem uma data definida. Exemplos:

I have lived in England for six years. / Eu vivi na Inglaterra por 6 anos.

When I arrived, he had already drunk all the wine. / Quando eu cheguei, ele já havia bebido o vinho todo (PAST PERFECT)

I should have done the homework before. / Eu deveria ter feito os deveres de casa antes. They will probably have finished the project by 2017. / Eles provavelmente terão terminado o projeto antes de 2017. (Situações hipotéticas no passado ou futuro envolvendo a conclusão de uma tarefa)

Na VOZ PASSIVA, com o auxiliar BE (que pode estar implícito). Exemplo:

The Picture of Dorian Gray was written by Oscar Wild in 1890 for a magazine and published as a book in 1891. / O Retrato de Dorian Gray foi escrito por Oscar Wild para uma revista em 1890 e publicado como livro em 1891).

2. Como ADJETIVO. O past perfect também pode transformar o verbo em uma nova classe gramatical, na função de ADJECTIVE. Exemplo:

You can’t drive if you’re drunk! / Você não pode dirigir se estiver bêbado!

This is a well written paper. / Este é um artigo bem escrito.

Present participle

1 - No modo CONTINUOUS ou PROGRESSIVE TENSE, a forma -ING do present participle confere ao verbo a ideia de ação continua e é usada com o auxiliar BE, seja no passado, presente ou futuro (comparável ao gerúndio do Português). Exemplo:

We were living in Paris when we met. / Nós estávamos morando em Paris quando nos conhecemos .

Wait, she is coming / Espere, ela está vindo.

2 – Como ADJETIVO: junto de um substantivo, verbos terminados em -ING assumem a função de ADJECTIVE . Exemplo:

The job requires writing skills / O trabalho exige habilidades de leitura.

Is Earth a giant living organism? / A Terra é um organismo vivo gigante?

3 – Como SUBSTANTIVO: verbos terminados em -ING também podem assumir a função de NOUNS (substantivos). Nesse caso, o past participle é chamado de GERUND (mas com função diversa do gerúndio da Língua Portuguesa, que geralmente usa a forma infinitiva dos verbos para expressar a mesma função). Como substantivo, o verbo terminado em - ing aparece nas seguintes situações :

  • como SUJEITO: Eating or drinking is not allowed here. / Comer ou beber não é permitido aqui.
  • como COMPLEMENTO de um VERBO: I love writing /Eu adoro escrever.
  • como OBJETO DE PREPOSIÇÃO: You should read a book instead of watching TV / Você deveria ler um livro ao invés de assistir TV.
  • COMPLEMENTO DO SUJEITO: His hobby is cooking. / O passatempo dele é cozinhar.

Perfect participle

O perfect participle é a combinação dos dois modos anteriores, com o uso do HAVE no present participle (-ing) como auxiliar de um verbo no past particple indicando que uma ação foi concluída imediatamente antes de outra ação. Exemplo:

Having left the job, he opened his own business. / Tendo largado o trabalho, ele abriu seu próprio negócio.

Having been painted, the house was ready for sale. / Estando pintada, a casa estava pronta para venda

Exercícios

Verifique as frases abaixo, e diga se o Present ou Past Participle dos verbos sublinhados estão indicando o Present Perfect, o Presente Contínuo, a Voz Passiva (VP), um Adjetivo ou um Substantivo ou se o verbo está no Simple Past:

  1. Swimming is a good sport for children. (SP - PP - PV - PC - A – S) RESP.: S – A natação/ nadar é um bom esporte para crianças.
  2. Mary is swimming very well. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: PC - Mary está nadando muito bem.
  3. She likes swimming twice a week. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: S - Mary tem natação duas vezes por semana.
  4. Mary has swum for over a year. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: PP – Mary nadou por mais de um ano.
  5. She is ready for the swimming competition. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: Ela está pronta para a competição de nado (o tipo de competição). (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.:
  6. She has completed all the requirements needed for the competition. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: PP – Ela completou todos os requisitos (sem data definida, com o verbo have como auxiliar, indica o Present Perfect)
  7. Yesterday she completed all the forms. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: SP – Ontem ela completou todos os formulários (Com data definida, sem o auxiliar have, indica o Simple Past).
  8. The size of the swimming pool scared Mary when she was a little girl. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: SP - O tamanho da piscina assustou Mary quando ela era criança.
  9. The scared girl could not say word. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: A – A criança assustada não era capaz de dizer uma palavra.
  10. Mary started competing last month. (SP - PP - PV - PC - A - S) RESP.: S – Mary começou a competir no mês passado.

Arquivado em: Inglês