Pronomes demonstrativos (demonstrative pronouns)

Os pronomes demonstrativos (demonstrative pronouns) têm a função principal de apontar uma pessoa, objeto, lugar, indicando ou mostrando a sua localização. Este tipo de pronome pode acompanhar um substantivo ou referir-se a ele, por isso, os pronomes demonstrativos fazem flexão de número, ou seja, singular ou plural.

Além disso, os pronomes demonstrativos são usados de acordo com a posição que estão do interlocutor, isto é, da pessoa que fala, estando mais próximo ou mais longe.

Conheça quais são os pronomes demonstrativos a seguir.

Pronomes demonstrativos 
(demonstrative pronouns)
Tradução
This (singular) Este, esta, isto (perto)
That (singular) Esse, essa, isso, aquele, aquela, aquilo
These (plural) Estes, estas
Those (plural) Esses, essas, aqueles, aquelas

Vejamos como eles funcionam na prática.

  • This is my house. These are our dogs. (Esta é a minha casa. Estes são os nossos cachorros.)
  • That store is very far from here. (Aquela loja é muito longe daqui.)
  • Those shoes are very beautiful. You should try them on. (Aqueles sapatos são muito bonitos. Você deveria experimentá-los.)

É importante lembrar que os pronomes demonstrativos ‘this’ e ‘these’ são utilizados para referir-se a alguma coisa que está muito próxima de quem fala. No português, como a variedade é grande, é possível que surja esse cenário de incerteza. Por isso, se está na dúvida, opte por ‘that’ ou ‘those’.

Também há outras situações em que os pronomes demonstrativos são utilizados. Por exemplo:

  • Para apresentar pessoas: This is Louis, my brother. This is Monica, my classmate. (Este é o Louis, meu irmão. Esta é a Monica, minha colega.
  • Para falar ao telefone: Hi, this is Simon. Can I speak with Michael, please? (Oi, aqui é o Simon. Posso falar com o Michael, por favor?)
Arquivado em: Inglês