Pronomes do objeto (object pronouns)

Os pronomes do objeto (object pronouns) são um dos tipos de pronomes pessoais existentes no inglês. E como são pronomes pessoais, sua função é substituir um nome próprio ou substantivo. O que os diferencia dos pronomes do sujeito (subject pronouns), outro tipo de pronome pessoal, é a posição que ocupam na frase.

Primeiramente, saiba que para diferenciar a posição dos pronomes pessoais, é preciso estar ciente de que as frases podem ser construídas na ordem direita. O que seria isso? Dizemos que uma sentença está na ordem direta quando é composta por sujeito e predicado (ou seja, aquilo que é dito sobre o sujeito). Dentro do predicado, é preciso que exista um verbo ou uma locução verbal.

Compreendido isto, perceba que os pronomes do objeto aparecem sempre após o verbo, isto é, eles sofrem a ação. É importante lembrar que as frases na voz passiva também possuem sujeito (sujeito da passiva) e predicado. Os pronomes do objeto ocupam a mesma posição: sempre depois do verbo central da frase.

Conheça os pronomes pessoais, subdivididos em pronomes do sujeito e do objeto:

Pronomes pessoais
(personal pronouns)
Pronomes do sujeito
(subject pronouns)
Pronomes do objeto
(object pronouns)
1ª pessoa do singular Eu I me
2ª pessoa do singular Tu/Você You you
3ª pessoa do singular Ele He him
Ela She her
Ele/Ela (elemento neutro) It it
1ª pessoa do plural Nós We us
2ª pessoa do plural Vós/Vocês You you
3ª pessoa do plural Eles/Elas They them

Agora, perceba como funciona o seu uso dentro das frases. Observe os verbos sublinhados e a posição do pronome objeto utilizado.

  • She took him to the train station in the morning. (Ela levou-o para a estação de trem de manhã.)
  • Did you talk to them yesterday? (Você falou com eles ontem?)
  • We don’t have to visit her tomorrow. (Nós não temos que visitá-la amanhã.)
  • I didn’t see you this afternoon. (Eu não vi você esta tarde.)
  • Your dog is not okay. You should take it to the vet. (Seu cachorro não está bem. Você deveria levar ele ao veterinário. ou Você deveria levá-lo ao veterinário.)
  • They talked to me about their job. (Eles conversaram comigo sobre o seu trabalho.)

Além disso, veja que inclusive em frases que são modificadas da voz ativa para a voz passiva, o pronome objeto continua ocupando a mesma posição. Por exemplo:

Voz ativa

  • He stole a wallet from us. (Ele roubou uma carteira de nós. ou Ele roubou-nos uma carteira.)

Voz passiva (aqui, ainda temos o uso de dois pronomes objetos, pois ambos estão expressos depois do verbo central da frase.)

  • A wallet was stolen from us by him. (Uma carteira foi roubada de nós por ele.)

Por fim, lembre-se de que os pronomes do objeto possuem algumas particularidades. Confira a seguir.

  • Uso do ‘it’: é utilizado para elementos neutros, que no inglês se refere a objetos, animais e bebês (quando não se sabe o gênero ainda). Como ele é idêntico ao pronome do sujeito para a 3ª pessoa do singular, somente a posição na frase, ou seja, depois do verbo, é que nos confirma ser um pronome do objeto, que sofre a ação.
  • Uso do ‘you’: assim como no caso anterior, o pronome do objeto para a segunda pessoa do singular e do plural (‘você’ e ‘vocês’) é o mesmo, inclusive como pronome do sujeito. Com isso, somente a posição na frase nos auxilia a diferenciá-los. Se estiver após o verbo, então será pronome do objeto. Para saber se é um caso de singular ou plural, somente sabendo o contexto, ou seja, as informações que antecedem a frase para ter certeza.
  • Uso do ‘her’: este pronome do objeto também tem a mesma grafia e som do adjetivo possessivo (possessive adjective) utilizado para determinar que algo pertence a ‘ela’. Portanto, para saber se estamos falando de um pronome do objeto ou de um adjetivo possessivo, procure pelo verbo e verifique se há um substantivo depois, afinal, os adjetivos possessivos servem para indicar que um substantivo (objeto, pessoa, lugar) pertence a alguém.

Exemplo:

  • He talked to her about school. (Ele falou com ela sobre a escola. → pronome do objeto)
  • He took her father to the doctor. (Ele levou o pai dela ao médico. → adjetivo possessivo)

Arquivado em: Inglês