Pronomes pessoais (personal pronouns)

Os pronomes pessoais (personal pronouns) são termos utilizados para substituir nomes completos ou substantivos em frases. Eles são divididos de acordo com quatro classificações:

  • Quanto ao número: singular ou plural;
  • Quanto à pessoa: primeira, segunda ou terceira;
  • Quanto ao gênero: masculino, feminino ou neutro;
  • Quanto à função que cumprem nas sentenças: sujeito ou objeto.

Vejamos quais são os pronomes pessoais de acordo com essas classificações:

Pronomes pessoais
(personal pronouns)
Pronomes do sujeito
(subject pronouns)
Pronomes do objeto
(object pronouns)
1ª pessoa do singular Eu I me
2ª pessoa do singular Tu/Você You you
3ª pessoa do singular Ele He him
Ela She her
Ele/Ela
(elemento neutro)
It it
1ª pessoa do plural Nós We us
2ª pessoa do plural Vós/Vocês You you
3ª pessoa do plural Eles/Elas They them

Perceba que há alguns pontos bem marcantes quando comparamos ao português. Vejamos a seguir.

A existência do elemento neutro: lembre-se de que objetos e animais, geralmente, são considerados neutros na língua inglesa e tratados como sem gênero/sexo, o que não acontece em nosso idioma. Por exemplo: ‘a porta’ seria um substantivo feminino em português, logo, usaríamos ‘ela’ para nos referirmos ao elemento. No entanto, em inglês, este mesmo elemento é tratado como ‘it’. Da mesma forma acontece para bebês que ainda não se sabe o sexo, os falantes da língua tratam como ‘it’. Os animais de estimação podem ser tratados como ‘he’ ou ‘she’ justamente por serem próximos de uma pessoa, como se deixassem de ser algo ‘neutro’.

A 2ª pessoa é igual para singular e plural: isto facilita na hora de estudar o idioma, pois são menos pronomes para aprendermos. Afinal, saber que ‘you’ serve tanto para singular quanto para plural ajuda na memorização. Depois veremos alguns casos em que é possível identificar quando é plural ou singular.

A 3ª pessoa no plural é a mesma para masculino, feminino e elementos neutros: esta é outra característica que facilita aos estudantes da língua inglesa, pois reduz o número de palavras que precisamos saber. O uso do pronome ‘they’ tanto para ‘eles’ quanto para ‘elas’ auxilia na hora de construir frases, pois não precisamos lembrar de pronomes específicos para masculino ou feminino.

Quanto à função que cumprem nas frases, basicamente, entenda que os pronomes do sujeito são aqueles que executam uma ação, isto é, os agentes; enquanto os pronomes do objeto são aqueles que sofrem a ação. Resumindo: os pronomes do sujeito estão antes dos verbos e os pronomes do objeto estão depois.

Agora veremos o uso dos pronomes pessoais em frases. Os verbos (ações) estão sublinhados para que ajudem a identificar a posição do pronome, seja antes (subject pronouns) ou depois (object pronouns).

  • I like to go to the beach every weekend. (Eu gosto de ir à praia todo final de semana).
  • She visits him after work. (Ela visita ele depois do trabalho. ou Ela visita-o depois do trabalho.)
  • They have three daughters. They bought a dog for them. (Eles têm três filhas. Eles compraram um cachorro para elas.)
  • You are a doctor. They are dentists. (Você é médico/médica. Eles/elas são dentistas.)
  • He is a teacher. You are lawyers. (Ele é professor. Vocês são advogados/advogadas.)
  • Her dog is beautiful. It is a Labrador. (O cachorro dela é lindo. Ele é um Labrador.)
  • We have three sisters. We love them. (Nós temos três irmãs. Nós amamos elas. ou Nós amamo-las.)

Lembre-se de que o contexto é o grande responsável na hora de identificar o gênero (masculino, feminino ou neutro) e o número (singular ou plural), por isso, procure verificar frases anteriores e posteriores em um texto ou diálogo, caso fique na dúvida quanto ao pronome pessoal exato que está sendo usado.

Arquivado em: Inglês