Gerações da Web

Por Fernando Rebouças
A Web 1.0, a primeira geração a existir na internet foi responsável pela  popularização da rede e pelo  surgimento dos primeiros grupos de internautas. Posteriormente, desenvolveu-se a Web 2.0, na qual as pessoas puderam utilizar mecanismos de buscas como o Google e Yahoo, redes sociais, e os sites dentre os quais os internautas passaram a ter espaço para produzir  e trocar conteúdo, como na comunidade Wikipedia e no YouTube.

O grande conceito da Web 2.0 é a troca de informações e colaborações entre internautas e sites, onde o internauta pode organizar o conteúdo de um site ou suporte virtual de visitação. Por exemplo, a caixa de opinião que este portal  “InfoEscola” dispõe, para que seus visitantes dêem a sua opinião sobre este texto, é uma marca da Web 2.0.

Utilizar a internet para bater papo no MSN também é um fato importante na Web 2.0, que ainda integra ao Messenger a abertura de e-mails, navegadores, webcam e programas de segurança.

Surgiu também o blog, uma forma de publicar textos e fotos na internet através de formatadores automáticos de webpages, nos quais o internauta não necessita executar nenhum conhecimento de linguagens de programação para formatar sua página, pois para publicar um “post” num blog não é necessário, basicamente, ser um webdesigner.

Web 3.0 foi um termo escrito pela primeira vez pelo jornalista norte-americano John Markoff, do jornal New York Times, e seria a organização mais sistemática e  inteligente  das informações em convergência com as demais tecnologias. Seria a maturidade da internet envolvida com a TV digital, internet "nas nuvens", banda larga, acesso móvel de maneira mais padronizado, barato e seguro, etc.

Na Web 3.0 o termo World Wide Web passaria a ser designado como World Wide Database, deixaria de ser uma rede mundial para ser compreendida como base de dados mundial. As respostas serão mais precisas em qualquer língua num conceito de “rede semântica” agrupando todos os tópicos sobre um filme, por exemplo, não apenas o nome do ator no qual pesquisou.

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u21656.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0