O que é Phishing?

Por Luiz Carlos Amariz
Hoje em dia a gente ouve muito as pessoas falarem para tomarmos cuidado ao acessar sites “duvidosos” e apagar e-mails de estranhos logo que recebemos. Isso tem tudo a ver com o phishing que é um meio de obter senhas de acesso a bancos e outros serviços, além de criar sites muito parecidos com os originais, às vezes mudando apenas um número ou letra no endereço principal do site.

Vamos a um exemplo:

Um internauta mais distraído recebe um e-mail dizendo que sua conta bancária deve ser atualizada e logo abaixo já fornece o link para o seu banco (por coincidência, é o mesmo banco onde ele possui uma conta).

Ao clicar nesse link, ele entra em uma página extremamente semelhante à página oficial do banco. Ao digitar o número da conta e senha, surge uma mensagem de erro dizendo para acessar o site mais tarde devido a problemas técnicos.

Pronto! A partir desse momento, os dados bancários desse internauta já foram enviados a pessoas inescrupulosas que já irão limpar tudo o que for possível de sua conta.

Em muitas situações, fica bastante difícil reverter a situação, pois o esquema é muito bem feito e, às vezes, o internauta só vai perceber o que ocorreu dias mais tarde ao tentar passar seu cartão e perceber que está sem fundos.

O termo phishing vem do verbo inglês “to fish” (pescar). O processo é parecido com uma pesca uma vez que a isca é lançada (um e-mail, por exemplo) e o peixe (o pobre internauta) abocanha a mesma com vontade.

Há um esquema de phishing bastante “aperfeiçoado” onde o internauta recebe o e-mail de uma pessoa conhecida (muitas vezes do seu grupo de trabalho). Isso dá uma credibilidade ao e-mail e fica mais fácil ocorrer a fraude.

Algumas dicas preciosas para evitar o phishing são:

- Jamais clique em links em e-mails solicitando dados bancários ou pessoais.

- Acesse sites de bancos digitando diretamente na barra de endereços do navegador.

- Ao receber um e-mail que pareça de fonte desconhecida, apague-o imediatamente.

Muitas vezes, os e-mails solicitam ações imediatas ou sua conta bancária poderá ser cancelada, por exemplo. Nesse caso, entre no site do banco diretamente pela barra de endereços ou use o telefone para procurar se informar.