RSS

A sigla RSS significa em inglês Really Simple Syndication, na tradução livre significa "Sindicância Realmente Simples". O RSS é um sistema de envio de notícias disponibilizado em vários sites e tem como objetivo manter os assinantes desse sistema atualizados quanto às notícias dos sites de sua preferência.

rssEsse sistema funciona da seguinte forma: o usuário entra no site de sua preferência e assina a fonte (feed) desse site, adicionando o mesmo num leitor de RSS. Periodicamente o usuário recebe um arquivo XML (eXtensible Markup Language), este é interpretado pelo leitor de RSS que exibe ao usuário seu conteúdo, geralmente esse conteúdo é uma sinopse da notícia que quando acionado abre a página de internet com o conteúdo na íntegra.

A vantagem desse sistema está no fato de ficar atualizado nas notícias de vários sites de sua preferência em um mesmo lugar, sem precisar carregar uma página pesada para saber das notícias. Não é mais necessário perder tempo procurando pelas notícias novas, elas irão até você e você poderá escolher ver na íntegra qual lhe interessar mais.

Existem vários leitores de RSS gratuitos disponíveis na internet como FeedReader - para Windows, Net News Wire - para MacOS X, e Straw - para Linux, existe também a opção de usar o recurso de página personalizada disponível no Google. O usuário pode configurar a frequência do recebimento de notícias o número de notícias no próprio leitor.

Assine o Feed do InfoEscola, com os artigos mais recentes publicados no site:

http://feeds.feedburner.com/Infoescola

Fontes:
http://www.msdnbrasil.com.br/rss/
http://www.inmetro.gov.br/noticias/sobre_rss.asp

Arquivado em: Informática, Internet