Geografia do Kuwait

O Kuwait é um país localizado no oriente médio, situado no extremo nordeste do golfo pérsico. Este pequeno país faz fronteiras com as águas do referido golfo ao este, ao norte e oeste com o Iraque e ao sul com a Arábia Saudita. Sua capital é Al-Kuwait.

Quase a totalidade do país, a não ser pela presença de pequenas áreas costeiras com muito pouca vegetação, é um deserto plano, com algumas ondulações. Este deserto se eleva desde a costa até atingir sua altura máxima (290 m), na região de Al-Saqaya. O predomínio das areias do deserto praticamente impede que se formem solos.

As temperaturas médias oscilam entre 13,5°C e 37°C. As precipitações médias anuais mal chegam a 127 mm, a maior parte das quais ocorrem na estação temperada entre outubro e março, época em que se pode praticar o nomadismo. Durante a estação seca, a temperatura pode ultrapassar os 49°C. Durante a primavera a temperatura é fresca e, portanto, agradável.

O Kuwait obtém seu fornecimento de água do processo de dessalinização das águas do mar e de alguns aquíferos subterrâneos. Os únicos recursos naturais de que aquele país dispõe são o gás natural e o petróleo. O Kuwait é o único país do mudo que não tem lagos.

O clima seco e a aridez das terras do Kuwait praticamente impossibilitam o desenvolvimento da agricultura. Em 2.005, só 6.000 hectares do seu solo estavam arborizadas, o que constitui apenas 0,3% de toda a superfície daquele país. A vegetação do Kuwait está reduzida a mato espinhento, fora a vegetação típica dos oásis, pouco comuns no Kuwait.

Em relação à fauna, no Kuwait são encontrados camelos, lagartos, serpentes, pequenos mamíferos (lebres, coelhos, gazelas do deserto e raposas), aves migratórias (como o flamingo, por exemplo) e algumas espécies de falcões. Os insetos estão representados por gafanhotos, libélulas e baratas. Existem, entre os aracnídeos, alguns tipos de aranhas e escorpiões. A guerra provocada pela invasão iraquiana, a caça indiscriminada e o crescimento das cidades têm contribuído para reduzir a fauna no Kuwait.

As águas do golfo pérsico têm alta salinidade e a temperatura delas oscila entre 12 e 36° C. Naquelas águas há mais de 200 espécies de peixes, bem como mais de 5 espécies de serpentes marinhas, golfinho, baleias, espécies de moluscos e vários tipos de frutos do mar.

Arquivado em: Geografia, Kuwait