Português na Ásia

A língua portuguesa é oficial nas terras que os portugueses povoaram e/ou colonizaram a partir do século XV, momento em que se deu a expansão marítima por meio das grandes navegações. Tal expansão chegou à Ásia, progressivamente ocupando a Índia, a Costa do Coramendel, o Ceilão, o reino do Pegú, as Ilhas Samatra, a China, até chegar ao Japão. No século XVI a língua portuguesa era falada desde Madeira até o Japão, e os portugueses, por sua vez, se mantiveram senhores do comércio do oriente por quase um século.

A língua portuguesa se instalou nestas localidades, de modo que acabou servindo como meio de comunicação entre os nativos asiáticos e os demais países que foram em busca de explorar as riquezas do oriente: França, Inglaterra e Holanda.

Muitos tratados, documentos, acordos, etc, foram escritos em língua portuguesa, já que os governantes das maiores potências européias da época perceberam que esta seria a língua mais adequada para fazerem as devidas negociações que os levariam a apropriar-se do direito de explorar tais terras.

Durante os séculos XVI, XVII e XVIII a língua portuguesa foi utilizada para fins políticos, especialmente na costa do Oceano Índico devido à invasão portuguesa. Influenciou, pois, várias línguas orientais como os da Índia, o suaíli, malaio, indonésio, bengali, japonês, os vários do Ceilão, o tétum de Timor, o africâner da África do Sul, etc.

Apesar de vir se extinguindo cada vez mais do continente asiático, o português é falado em Timor Leste, Goa, Damão na Índia e Macau na China. Há ainda um crioulo português em Malaca, na Malásia e outros crioulos na Índia e Sri Lanka. Contudo, vale ressaltar que atualmente o português só é utilizado em pontos isolados da Ásia. Vejamos abaixo alguns dos principais:

Timor Leste: até 1975 este território permaneceu sob a administração de Portugal, porém foi invadido e incorporado ao território da Indonésia. Uma parcela da população domina o português, e a língua local éo Tetum. Apesar de ter como língua oficial o português, é o Tetum a língua falada pela maior parte da população. Esta língua contém, porém, muitas influências da língua portuguesa.

Macau: Até 1999 esteve sob a administração de Portugal, porém faz parte do território chinês. Em Macau o Português é língua oficial, ao lado do chinês, porém só é utilizado pela administração e por uma pequena minoria da população que o domina. Ruas, placas, sinais de trânsito, cartazes, são escritos nos dois idiomas, e alguns meios de comunicação permanecem utilizando a língua portuguesa. Oficialmente, o Português ainda é tido como língua principal.

Goa: Até 1961 esteve sob a administração de Portugal, porém é parte do território indiano. O português vem sendo substituido pelo inglês e pelo konkani, que já é língua oficial.

Leia também:

Fontes:
http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.5.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81sia_Latina
http://elosclubetavira.blogs.sapo.pt/34437.html
http://www.colonialvoyage.com/pt/asia/lingua/heranca.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_l%C3%ADngua_portuguesa#.C3.81sia

Arquivado em: Linguística, Português