A emergente literatura de Anjos

Por Ana Lucia Santana
Uma nova safra literária ameaça desbancar a literatura povoada por vampiros. Ao contrário destas figuras míticas, os anjos aterrissam nas livrarias com a aprovação entusiástica dos religiosos e as credenciais de seres divinos, que atuam junto ao Criador, pelo menos os de natureza benéfica. Claro que há os adeptos de Lúcifer, prontos para disputar com as criaturas angelicais, enviadas por Deus, as mais sangrentas batalhas do Apocalipse.

Os anjos resgatam, na literatura para adolescentes, a velha dicotomia nos debates sobre a natureza humana. Nos vampiros é possível encontrar em íntima interação as luzes e as sombras, o bem e o mal; já os seres angelicais instauram novamente a antiga oposição entre estes mesmos valores, seguindo a cartilha teológica que separa de um lado o trigo, do outro o joio que será queimado.

Em plena era pós-moderna, quando a espiritualidade se esvai cada vez mais da educação e do coração humano, a emergente literatura dos anjos se esforça para preencher este vácuo com preceitos dogmáticos, principalmente ao recriar o fantasma das tragédias apocalípticas, materializadas, dos anos 50 até o início da década de 90, na sinistra possibilidade de uma catástrofe nuclear, potencializada pela Guerra Fria e reduzida drasticamente com a queda do Muro de Berlim, no dia 3 de outubro de 1990.

Hoje, este discurso soa um tanto anacrônico, e um investimento em histórias apocalípticas não ajuda a resgatar os valores de que a sociedade contemporânea necessita, nem mesmo satisfaz plenamente a sede de fantasia e encantamento presente no coração humano, principalmente o do adolescente, leitor disputado acirradamente pelo mercado de best-sellers.

Esta literatura não é uniforme. Há os mais românticos e próximos do universo do leitor alvo destes livros; isto porque eles se passam no ambiente escolar e são protagonizados por jovens com os quais o público adolescente se identifica. É o caso da obra Sussuro, de Becca Fitzpatrick, que apresenta o anjo Patch, um renegado meio sádico que atrai a heroína Nora Grey, que não tinha a intenção de se apaixonar, mas, quando se dá conta, está não só envolvida com o misterioso colega de classe, mas também em eventos que fogem ao seu controle.

Outro livro no mesmo gênero é Fallen, de Lauren Kate, que está em vias de ser convertido para as telas da sétima arte. Nele, Daniel Grigori é o anjo rebelde que seduz a jovem Lucinda.  Desta vez a trama se passa em um reformatório, mas os personagens estão muito próximos dos leitores da obra.

Outra vertente desta literatura é a que se pretende mais densa e complexa, como o livro de Danielle Trussoni, Angelogogia, e o de Eduardo Spohr, A Batalha do Apocalipse - da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo. Em ambos os anjos são seres do mal que têm como objetivo eliminar a Humanidade, e suas páginas são recheadas de elementos simbólicos, religiosos, e de referências ao ocultismo.

No primeiro a história se passa em Nova York e os terríveis Neffilins, adeptos de uma seita misteriosa, a sociedade de Angelologistas, se infiltram entre os humanos com o intento de destruí-los. À heroína, irmã Evangeline, uma devota franciscana, cabe descobrir quem são estes anjos malévolos e revelar sua presença entre os homens.

Na obra de Eduardo, que figura entre os mais vendidos em todo o mundo, o apocalipse se reveste de sua imagem mais tradicional, o embate entre os anjos celestiais e os seguidores de Lúcifer pelo domínio do Universo criado por Deus. O protagonista, o rebelde anjo Ablon, envolve-se com a bruxa Shamira e, ao mesmo tempo, se habilita à luta contra as tropas do Criador.

Cabe ao leitor decidir se ele vai percorrer as páginas destas obras somente por entretenimento, ou se encontrará realmente algo que o prepare para viver com dignidade no mundo atual e, mais que isso, se esta leitura lhe proporcionará uma maior compreensão de sua existência e devolverá à morte e à espiritualização seu status natural na vivência de cada um.

Fontes:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI161943-15230,00-OS+ANJOS+VOLTARAM.html
http://pt.shvoong.com/books/romance/2009336-sussuro-hush-hush/
http://www.sobrelivros.com.br/info-fallen-lauren-kate/