A imitação da Rosa

O conto "A imitação da Rosa" trata da vida de uma mulher chamada Laura, uma esposa submissa aos desejos do marido. Os dois viviam sempre uma mesma rotina, não tinham filhos, e estavam à espera de um encontro com um casal de amigos para jantar. Seus amigos chamam-se Carlota e João. Durante seus encontros, os maridos falavam de notícia e as esposas de assuntos caseiros. Carlota sempre falante, enquanto Laura permanecia quieta e triste, desejando ser como a amiga.

Neste dia, Laura aguardava o marido para mais uma vez sair com os amigos. Foi quando olhou as rosas em um jarro na sala de sua casa e decidiu levá-las para dar de presente para Carlota. Tal ramalhete a faz entrar em devaneio, desencadeando diversos pensamentos e ações, dúvidas e inquietações. Laura se incomoda pela beleza incomum daquelas rosas e sente vontade de ficar com elas, mas acaba por mandá-las de presente para a amiga.

O ápice da história acontece quando Laura se vê diante daquele ramalhete de rosas, que daria à sua amiga Carlota. Em uma dedicação suprema àquelas rosas, Laura desenvolve uma série de pensamentos e ações, de tal maneira que acaba perdendo a hora e o marido chega. O final é enigmático, revelando uma postura um tanto quanto curiosa do marido, que a observa com timidez e respeito, talvez aliviado ao vê-la feliz naquele dia.

Ao longo da narrativa, compreende-se que Laura passara um tempo de sua vida internada em um sanatório, e durante todo o conto, permanece em postura de reflexão, como em um diálogo consigo mesma, descrevendo o que deve fazer. Esta conversa interior parece um exercício para que ela possa se manter lúcida. Vez por outra tem alguns devaneios que a distraem, mas em seguida volta a si..

Com conteúdo denso, a narrativa se constrói em torno da preparação e da espera. Laura é uma personagem fora de si ao mesmo tempo racional e tranquila, em busca de uma identidade que a própria narrativa vai construindo através das descrições do presente, do passado e do futuro que vão surgindo ao longo do texto.

“A Imitação da Rosa” está presente na coletânea “Laços de Família” da autora, livro lançado no ano de 1960.

Fonte:
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/viewFile/6898/6366
http://claricelispector.blogspot.com.br/2008/07/imitao-da-rosa.html
http://contodasletras.blogspot.com.br/2011/02/imitacao-da-rosa-clarice-lispector.html
http://sopaodeletras.blogspot.com.br/2007/11/imitao-da-rosa.html
http://contosdobrasil.arteblog.com.br/227395/O-papel-da-mulher-em-A-imitacao-da-Rosa-de-Clarice-Lispector/

Arquivado em: Contos