Autores da Literatura Policial Fantástica

Vem crescendo na mídia o interesse por este gênero literário. Na TV a cabo, por exemplo, o leitor pode encontrar séries como Medium e Ghost Whisperer. Nos Estados Unidos é muito comum encontrarmos médiuns atuando junto a investigações policiais, contribuindo com suas faculdades mediúnicas para encontrar criminosos e outros infratores da lei. Alguns deles contribuem com a vidência, outros com o toque de objetos que remetem às pessoas que os tocaram, entre outros dons. Os livros produzidos neste estilo enfocam justamente esses temas. Ou seja, às tradicionais investigações policias aliam-se percepções extra-sensoriais e fenômenos muitas vezes considerados sobrenaturais, mas que na verdade estão ligados à mediunidade. Um clássico literário nessa modalidade é a obra The Dead Zone, de Stephen King, a qual deu origem também a uma versão cinematográfica e a um seriado televisivo. Também há uma importante convergência entre o romance policial e os elementos fantásticos, o mistério presente nas investigações criminais.

Autores e Obras

  • Stephen King: A Zona Morta.
  • Lars Kepler: O Executor; O Hipnotista.
  • Libba Bray: Os Videntes.
  • Edgar Allan Poe: Os Assassinatos da Rua Morgue; A Carta Roubada; O Escaravelho de Ouro; O Gato Preto e Outros Contos; Histórias Extraordinárias.
  • Mário de Sá-Carneiro: A Estranha Morte do Professor Antena; A Confissão de Lúcio.
  • Arthur Conan Doyle: O Mundo Perdido; O Cinto Venenoso; A Terra da Neblina; A Máquina da Desintegração; Quando o Mundo Gritou; As Histórias do Professor Challenger.

Fontes:
http://booksandliving.blogspot.com.br/2013/07/a-vidente-lars-kepler-opiniao.html
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2012/06/7-livros-de-edgar-allan-poe-para-ter-na.html
http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2011/864.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_de_S%C3%A1-Carneiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Conan_Doyle

Arquivado em: Literatura