Autores do Romance Sertanejo ou Regionalista

Este gênero é genuinamente brasileiro. Foi talvez um dos estilos mais complexos em sua estruturação, pois partiu praticamente do zero, já que não encontrou qualquer parâmetro no Romantismo vigente na Europa, onde houve uma atração maior pelo sentimentalismo, pelo ambiente urbano e por elementos de natureza histórica. O regionalismo nacional foi obrigado a abrir caminho por conta própria, e foi assim que consolidou suas veredas e solucionou os ajustes necessários entre a realidade e a imaginação, ou seja, patenteou sua concepção de verossimilhança. As obras que se filiam a este gênero enfocam temáticas sociais referentes a certos espaços brasileiros. Os escritores que se especializaram nesta modalidade literária, provindos das fileiras do Romantismo, foram atraídos pela existência e pelos costumes dos povos que se fixavam em lugares mais afastados da área urbana. Estes romances eram primeiro impressos em folhetins e, se eram bem-sucedidos, conquistavam então a publicação em um livro. A obra Inocência, de Visconde de Taunay, é vista como a principal representante da vertente regionalista do Romantismo.

Obras e autores de Romance Sertanejo ou Regionalista

  • Bernardo Guimarães: O Ermitão de Muquém; O Garimpeiro; O Seminarista; O Índio Afonso; A Escrava Isaura; Maurício ou Os Paulistas em São João del-Rei; A Ilha Maldita ou A Filha das Ondas; Rosaura, a Enjeitada; O Pão de Ouro.
  • Visconde de Taunay: Inocência; A Mocidade de Trajano; Lágrimas do Coração, o Manuscrito de uma Mulher; Ouro Sobre Azul; O Encilhamento; No Declínio; A Retirada da Laguna.
  • José de Alencar: O Gaúcho; O Sertanejo; As Minas de Prata; O Tronco do Ipê e Til (romances fazendeiros).
  • Franklin Távora: O Cabeleira; A Casa de Palha; Um Casamento no Arrabalde.

Fontes:
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/4301446
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/374583
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Guimar%C3%A3es#Obras
http://www.mensagenscomamor.com/livros/livros_de_visconde_de_taunay.htm
http://romanceregionalistaparajovens.blogspot.com.br/

Arquivado em: Literatura