Câmara Brasileira do Livro

Por Ana Lucia Santana
A Câmara Brasileira do Livro – CBL – é uma organização sem finalidades de lucro, que tem como objetivo dar impulso ao mercado editorial do Brasil, incentivando o hábito da leitura neste país. Esta fomentação ocorre de várias maneiras, principalmente através da promoção do Prêmio Jabuti de Literatura – criado por Edgard Cavalheiro em 1959, quando era presidente da Câmara Brasileira do Livro -, e da realização da Bienal do Livro de São Paulo, maior acontecimento literário da América Latina.

Vários famosos escritores receberam, até hoje, o Prêmio Jabuti, entre eles Adélia Prado, Lygia Fagundes Telles, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, entre outros.

A Câmara Brasileira do Livro foi instituída em 1946, conservando até os dias atuais a meta de incentivar a leitura, fomentando a indústria livreira e a venda de livros, ao mesmo tempo em que se empenha em preservar os interesses de seus membros. Ela une editores, livreiros, distribuidores e profissionais que trabalham com o comércio direto de livros. A CBL realiza vários eventos e práticas literárias, com o fim de divulgar a criação editorial dos brasileiros.

Além do Prêmio Jabuti e da Bienal do Livro, a Câmara Brasileira do Livro tem em sua pauta de realizações a Escola do Livro, que visa depurar e habilitar os profissionais do mercado livreiro. Ela também está sempre promovendo feiras literárias no Brasil e no exterior, na tentativa de obter novos mercados para introduzir e divulgar a produção literária, tanto em nosso país quanto em outros recantos do Planeta.

Seu maior empenho consiste em tornar o livro acessível para todos, até mesmo interferindo nas políticas estatais de incentivo à leitura e no incremento da eficácia e da habilidade técnica do campo editorial. Os diretores da Câmara Brasileira do Livro são escolhidos para exercer um mandato de dois anos, o qual pode ser prorrogado por mais um período. Eles são eleitos através de uma votação direta e democrática, pelos integrantes da CBL, os quais atuam como representantes das mais distintas esferas da indústria livreira.