Clássicos da Literatura de Lobisomens

Calafrio - Maggie Stiefvater

Maggie Stiefvater é a nova revelação da literatura fantástica direcionada aos jovens adultos. A trama enfoca a vida de uma adolescente como qualquer outra, Grace Brisbane, de 17 anos. Ela é uma das melhores alunas de sua escola, sonha com o futuro em uma universidade, tem amigas fiéis, aspirações e inseguranças, típicas deste momento da existência. Mas Grace oculta um segredo, guardado no bosque que faz fronteira com o quintal de sua casa. Quando tinha apenas 11 anos, ela foi levada do balanço de sua casa por uma alcatéia, e teria sido destroçada se um misterioso lobo, de olhos amarelos intensos, não a tivesse salvado de seu próprio bando. Desde então eles estabelecem um estranho vínculo, e durante seis anos observam-se mutuamente à distância, até que um inesperado ataque dos lobos a um jovem da escola, Jack Culpeper, reacende as histórias em torno do antigo ataque à Grace e provoca uma reação violenta por parte da comunidade contra os animais.

Série Interligados: Aden Stone e a Batalha contra as Sombras – Gena Showalter

Aden Stone é um garoto com raras habilidades; além dos problemas comuns de um jovem, ele é obrigado a coexistir com quatro almas em sua mente, as quais alimentam diferentes poderes: Julian pode reviver os que já morreram; Elijah sabe tudo sobre o futuro; Eve, a única mulher, tem uma natureza maternal e o dom de se transportar na dimensão temporal; e Caleb detém o poder de possuir o corpo de outrem. Com todas essas vozes habitando sua cabeça e perturbando sua sanidade, Aden sempre foi rotulado como insano, sendo desde criança internado em hospitais psiquiátricos e outras instituições afins. Um dia ele vai para uma nova cidade, Crossroads, em Oklahoma. Tentando conhecer  melhor o lugar e encontrar um pouco de paz, o protagonista entra em um cemitério. Aí ele tem que lutar contra os seres sombrios atraídos por Caleb. Subitamente, porém, o garoto encontra uma jovem incomum. Mary Ann tem uma qualidade, talvez a mais importante: ela consegue silenciar as vozes na mente de Aden.

Série Acampamento Shadow Falls: Nascida à Meia-Noite – C. C. Hunter

Nesta ficção de estilo sobrenatural a autora se vale deste universo fantástico para explorar os problemas típicos da adolescência, como a crise de identidade, a busca de caminhos, a sexualidade, as crises afetivas e familiares, o bullying, a intolerância humana, a dificuldade de se encaixar em um grupo social, entre outras experiências vividas especialmente nesta fase da existência. Kylie, uma garota de dezesseis anos, está passando por um verdadeiro inferno astral. Seus pais estão se separando, o primeiro namorado, Trey, trocou-a por outra mais disposta a perder a virgindade, a avó acabou de morrer, sua melhor amiga está se distanciando e, para complicar ainda mais este cenário sombrio, passou a ser perseguida por um soldado por ela batizado como Dude, alguém que só ela é capaz de ver. sua mãe, seguindo o conselho da terapeuta, decide enviá-la a um acampamento de verão para jovens considerados problemáticos. Shadow Falls, no Texas, revela-se uma surpresa na vida de Kylie; sua primeira reação é a rejeição, o preconceito e a intolerância.  Kylie logo conquista o coração de dois garotos do acampamento. Derek, meio fae –  algo equivalente ao masculino de fada –, mexe com suas emoções, mas ela teme que ele esteja apenas usando seus dons para levá-la a acreditar que o ama; já Lucas, o lobisomem, desperta nela uma intensa paixão e traz de volta um passado secreto compartilhado por ambos

Harry Potter e a Ordem da Fênix – J. K. Rowling

Neste livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix, o protagonista sente a solidão aterrissar com força total em sua vida. Ele se sente sufocado e abandonado na casa de seus tios, sem contato com ninguém do universo de Hogwarts. No ano anterior ele presenciara o retorno de Voldemort, mas ninguém parece acreditar em suas palavras, apesar do aparente apoio de Dumbledore. Quando tudo parece se tornar cada vez mais sombrio, a vida de Harry é invadida por vários bruxos que o retiram da casa dos tios e o levam à casa de Sirius, a qual agora é a sede da Ordem da Fênix, encarregada de proteger Harry e um segredo oculto no prédio do Ministério. Na Ordem da Fênix destacam-se Mundungo Fletcher, um trapaceiro contrabandista; Remus Lupin, antigo professor de Hogwarts que se transforma eventualmente em lobisomem; e a bruxa Nymphadora Tonks, que odeia seu nome e está sempre realizando pequenas metamorfoses em sua face e nos cabelos.

Lua Nova - Stephenie Meyer

Algumas tramas apenas sugeridas em Crepúsculo despertam com força total em Lua Nova, a eletrizante sequência da saga de Stephenie Meyer, especialmente o tão esperado triângulo amoroso protagonizado por Bella, Jacob e Edward. Outra personagem, que apenas promete seu retorno no primeiro livro, ressurge aqui de forma arrebatadora, deixando atrás de si um rastro de sangue, a vampira Victória. No segundo livro a protagonista se vê dividida entre dois universos míticos. Seu coração oscila diante de um cruel dilema, escolher entre adversários milenares, amores distintos e intensos, cada um a sua maneira. A amizade e a lealdade são colocadas à prova e Bella tem que optar por um lado. Afinal, como conciliar crenças e interesses tão antagônicos? De um lado, o vampiro Edward; de outro, o lobisomem Jacob. É neste livro da série que o garoto descobre sua relação com os mitos quilautes sobre os lobos.

Arquivado em: Literatura