Clássicos do Gênero Literatura Fantástica

O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien

Este épico é dividido em três partes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Os hobbits são um povo pacífico e muito apegado à sua terra. Jamais deixariam o Condado. Mas Frodo recebeu um legado deixado por seu tio, Bilbo Bolseiro, um anel encontrado por este personagem em suas aventuras com os anões há anos atrás. Este artefato foi forjado pelo senhor das trevas, Sauron, e carrega consigo uma maldição. Na verdade ele é uma metáfora do poder, da ganância, das piores imperfeições da alma humana. Agora Frodo e seus amigos deverão destruir este objeto, mas ele só pode ser eliminado no vulcão da Montanha da Perdição. Se Sauron recuperar este artefato, o mal se estenderá por toda a Terra Média, universo gerado por Tolkien.

Harry Potter – J. K. Rowling

Harry Potter é um órfão que vive com os tios Dursley até os 11 anos. É justamente na noite de seu aniversário que ele recebe a visita de Hagrid, uma criatura gigantesca a serviço de Dumbledore, diretor de Hogwarts, a famosa escola de magia. Então o garoto descobre que é um bruxo e a verdade sobre a morte dos seus pais é revelada. Eles foram cruelmente assassinados pelo bruxo das trevas, Voldemort. Na escola Harry conhece Ronald Weasley e Hermione Granger. Com seus companheiros inseparáveis ele viverá inúmeras aventuras em busca da verdade e completa e enfrentando seu arquiinimigo.

Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

Este é o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Toda a trama é ambientada na Era Medieval e gira em torno de várias casas, ou seja, clãs familiares: os principais são os Baratheon, linhagem do Rei Robert, ocupante do Trono de Ferro; os Starks, que vivem no Norte, na região de Winterfell; e os Lannister, ao qual pertence a Rainha Cersei, que acima de tudo ambiciona o trono ocupado por seu marido.  Neste livro Eddard Stark, lorde de Winterfell, aceita ser a Mão do Rei, um cargo disputado e de muito prestígio. Mas, a partir deste momento, sua vida e a de sua família entram em declínio, já que sua casa é atingida por diversos eventos trágicos. Por outro lado, Daenerys, a única sobrevivente da linhagem do antigo rei, Targaryen, também pretende retomar o seu legado.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, (As Crônicas de Nárnia) - C. S. Lewis

Durante a Segunda Guerra os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia são hospedados na residência rural de um professor. Ali eles se deparam com um guarda-roupa que, na verdade, é um portal para outra dimensão, o universo de Nárnia. Os moradores destas terras estão enfrentando um inverno terrível, uma espécie de maldição lançada pela Feiticeira Branca. Mas várias histórias dizem que quando aparecerem dois filhos de Adão e duas filhas de Eva, este martírio terá fim, pois eles governarão Nárnia, com o auxílio do leão Aslam.

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Esta é uma história deliciosa. Alice é uma menina inquieta e curiosa. Um dia ela se surpreende ao flagrar um coelho de colete, apressado e de olho no relógio. Ela percebeu que ele estava atrasado para algum compromisso. Intrigada, a protagonista o seguiu e caiu por um túnel ao atravessar a toca onde o coelho entrara. Ela mergulha em um universo surreal; aí Alice cresce demais e em outros momentos encolhe a ponto de ficar minúscula. Ela conhece vários personagens fascinantes, o alegre Gato de Cheshire, a Rainha de Copas, sempre louca para cortar a cabeça de alguém, o Chapeleiro Maluco, entre outros. A garota segue vivendo muitas aventuras até retornar à realidade.

Arquivado em: Literatura