Escritores da Literatura Infanto-Juvenil

Por Ana Lucia Santana
Este gênero literário é dirigido particularmente ao público infantil e aos que se encontram na adolescência. O tema enfocado pelos autores desta categoria está diretamente relacionado à faixa etária do leitor. Normalmente os livros elaborados para crianças de dois a quatro anos de idade contêm o mínimo de palavras e são repletos de cores, ilustrações e fotografias. Já as reservadas aos jovens quase sempre apresentam apenas o conteúdo textual. É essencial estimular a leitura entre os pequeninos, habituando-os a sua forma, a sua tessitura, seu aroma e suas inúmeras probabilidades. Enquanto as obras infantis têm como público-alvo os leitores de dois a dez anos de idade, as juvenis são compostas para adolescentes de dez a quinze anos. O teor de um livro para crianças tem que ser bem compreensível, atraente e deve principalmente encorajá-las a prosseguir na leitura. O conteúdo de uma ficção para jovens precisa, de preferência, abordar assuntos que sejam de seu interesse, e apresentar personagens da mesma idade.

Autores e Obras de Literatura Infanto-Juvenil

  • Beatrix Potter: A História do Pedro Coelho; The Tailor of Gloucester; The Story of a Fierce Bad Rabbit; The Tale of Little Pig Robinson; The Tale of Timmy Tiptoes; A História do Esquilo Trinca-Nozes; A História da Rã Jeremias.
  • Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas; Alice no País do Espelho; Algumas Aventuras de Silvia e Bruno; Rimas do País das Maravilhas; A Caça ao Turpente; Obras Escolhidas.
  • Hans Christian Andersen: O Improvisador; Contos (Contos de Fadas).
  • J. K. Rowling: Harry Potter; Harry Potter e a pedra filosofal; Harry Potter e a câmara secreta; Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o cálice de fogo; Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o enigma do príncipe; Harry Potter e as relíquias da morte; Os contos de Beedle, o Bardo.
  • L. Frank Baum: O Mágico de Oz; Mother Goose in Prose; Songs of Father Goose; The Magical Monarch of Mo; The Enchanted Island of Yew; The Sea Fairies; Sky Island.
  • C. S. Lewis: As Crônicas de Nárnia; Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz; O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, (As Crônicas de Nárnia); Príncipe Caspian (As Crônicas de Nárnia).
  • Paula Pimenta: Série Fazendo Meu Filme: A Estreia de Fani; Fani na Terra da Rainha; O Roteiro Inesperado de Fani; Fani em Busca do Final Feliz; Minha Vida Fora de Série; O Livro das Princesas.
  • Thalita Rebouças: Ela Disse, Ele Disse; Era Uma Vez Minha Primeira Vez; Fala Sério, Mãe!; Fala Sério, Pai!; Uma Fada Veio me Visitar; Traição entre Amigas; Tudo por um Namorado.
  • Monteiro Lobato: Sítio do Picapau Amarelo: O Saci; Reinações de Narizinho; Caçadas de Pedrinho; Emília no País da Gramática; Memórias da Emília; O Poço do Visconde; Jeca Tatuzinho; A Caçada da Onça; O Minotauro.
  • Ziraldo: Turma do Pererê; O Menino Maluquinho; O Planeta Lilás; Uma Professora Muito Maluquinha; Jeremias, o Bom; O Menino Quadradinho; Menina Nina; Lili no Mundo da Lua.
  • Maurício de Sousa: Turma da Mônica; Turma do Chico Bento; Turma do Bidu; Turma do Horácio; Turma do Astronauta.
  • Tatiana Belink: Coral dos Bichos; Limeriques;O Grande Rabanete;, Di-versos russos; Limerique das Coisas Boas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_infantojuvenil
http://kelaraparigadoslivros.blogspot.com.br/p/beatrix-potter.html
http://www.jkrowling.com/pt_BR/#/works/os-livros/
http://ultimato.com.br/sites/jovem/2010/09/22/livros-de-c-s-lewis-publicados-em-portugues/
http://www.paulapimenta.com/
http://www.thalitareboucas.net/meus-livros/