Escritores de Chick-lit

Chick-Lit é o gênero literário moderno direcionado para as mulheres, comumente conhecido como ‘literatura de mulherzinha’; ela teve como pioneira a personagem inglesa Bridget Jones, interpretada nas telas cinematográficas pela atriz norte-americana Renée Zellweger em 1997. As histórias tecidas em torno desta figura feminina típica do mundo pós-moderno, livre, inteligente e ousada, deram origem a uma modalidade mais atual do universo literário que tem como público-alvo as mulheres. Na época o sucesso do filme foi tanto que ele chegou a ter uma indicação ao Oscar, que não cultiva a tradição de escolher papéis engraçados para um prêmio do porte de melhor atriz. A

pesar de ser vista pela crítica com certo viés preconceituoso, por sua ênfase no mero divertimento e algumas vezes no consumismo desenfreado, como em Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, da escritora Sophie Kinsella, a Literatura Chick apresenta um enredo ágil, de fácil digestão, engraçado e cativante; e mais, sem nenhuma pretensão a não ser a de entreter o leitor.

Autores e Obras de Chick-Lit

  • Sophie Kinsella: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom; Becky Bloom - Delírios de Consumo na 5ª Avenida; Fiquei com o seu Número; O Segredo de Emma Corrigan; Menina de Vinte; Wedding Night.
  • Paula Pimenta: Série Fazendo Meu Filme: A Estreia de Fani; Fani na Terra da Rainha; O Roteiro Inesperado de Fani; Fani em Busca do Final Feliz; Minha Vida Fora de Série; O Livro das Princesas.
  • Helen Fielding: O Diário de Bridget Jones; Bridget Jones - No Limite da Razão; A Imaginação Hiperativa de Olivia Joules; Causa Nobre.
  • Marian Keyes: Férias!; Melancia; Sushi; Casório; É Agora... ou Nunca; Los Angeles; Tem Alguém Aí?; Cheio de Charme; Um Best Seller pra Chamar de Meu.
  • Meg Cabot: Todo Garoto Tem; Coleção O Diário da Princesa; Tamanho Não Importa; O Garoto da Casa ao Lado; Quando Cai o Raio; A Garota Americana; Série Avalon High; A Rainha da Fofoca; Terra das Sombras; Ela foi até o Fim; Ídolo Teen.
  • Lauren Weisberger: O Diabo Veste Prada; Todo Mundo que Vale a Pena Conhecer; À Caça de Harry Winston.
  • Candace Bushnell: Sex and the City; Jane Wilcox, Alpinista Social; Quinta Avenida Nº 1; O Verão e a Cidade; Selva de Batom; Os Diários de Carrie; Quatro Louras.

Fontes:
http://www.lostinchicklit.com.br/2009/01/o-que-e-chick-lit.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sophie_Kinsella
http://www.paulapimenta.com/paulapimentaprincesas.html
http://www.sinopsedolivro.net/autor-sem-bio/helen-fielding.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meg_Cabot
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lauren_Weisberger
http://www.sinopsedolivro.net/autor-sem-bio/candace-bushnell.html
http://www.lostinchicklit.com.br/2010/07/top-10s-os-10-chick-lits-classicos-que.html

Arquivado em: Literatura