Escritores de Ficção Científica

A expressão ‘ficção científica’ é utilizada em sentido estrito para se referir a livros de fantasia que englobem o elemento científico como ingrediente fundamental da trama; um significado mais generalizado abrange toda espécie de histórias de fantasia. Este gênero se disseminou ao longo do século XIX; ele trabalha particularmente com a repercussão da ciência, tanto a real quanto a imaginária, sobre os grupos sociais ou em cada pessoa. Ele só pode emergir e se propagar porque os cientistas modernos conquistaram amplo destaque no mundo atual, principalmente na astronomia, física, química e na biologia. A ficção científica tem antecedentes eminentes: as jornadas fantasiosas pela esfera lunar ou a outros mundos celestes no século XVIII; as trajetórias pelo espaço na obra Micromégas, de Voltaire; a presença dos seres de outros planetas em As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift; e os ingredientes deste gênero presentes nas tramas de Edgar Allan Poe, Nathaniel Hawthorne e Fitz-James O’Brien, produzidas no século XIX. Os livros de Júlio Verne e H. G. Wells, porém, foram os responsáveis pelo impulso inicial desta escola literária.

Autores e Obras de Ficção Científica

  • H. G. Wells: A Máquina do Tempo; A Ilha do Dr. Moreau; O Homem Invisível; A Guerra dos Mundos; O Alimento dos Deuses; Os Dias do Cometa; Men Like Gods; The Shape of Things to Come; A Modern Utopia.  
  • Aldous Huxley: Limbo; Ronda Grotesca; Contraponto; Admirável Mundo Novo; Sem Olhos em Gaza; Despertar do Mundo Novo; Também o Cisne Morre; O Macaco e a Essência; As Portas da Percepção; A Ilha.
  • Júlio Verne: Cinco Semanas em um Balão; Viagem ao Centro da Terra; Vinte Mil Léguas Submarinas; Uma Cidade Flutuante; A Volta ao Mundo em Oitenta Dias; A Ilha Misteriosa; A Escola dos Robinsons; Robur, o Conquistador.
  • Isaac Asimov: Trilogia da Fundação; Robôs; Império Galáctico; Vigilante das Estrelas; Os Anéis de Saturno; Fim da Eternidade; Viagem Fantástica; Nemesis; Os Próprios Deuses.
  • Arthur C. Clarke: Areias de Marte; Ilhas no Céu; O Fim da Infância; A Cidade e as Estrelas; 2001: Uma Odisseia no Espaço; 2010: Uma Odisseia no Espaço 2; 2061: Uma Odisseia no Espaço3; 3001: A Odisseia Final.
  • Philip K. Dick: A Máquina de Governar; Marionetes Cósmicas; O Homem do Castelo Alto; O Caçador de Andróides; O Homem Duplo; Minority Report; Identidade Perdida - O Homem que Virou Ninguém.
  • George Orwell: Dias na Birmânia; 1984; A Revolução dos Bichos; A Filha do Reverendo; Mantenha o Sistema/Moinhos de Vento; Um Pouco de Ar, Por Favor!
  • Jerônymo MonteiroO Irmão do Diabo; Três Meses no Século 81; A Cidade Perdida; Fuga para Parte Alguma; Os Visitantes do Espaço; Tangentes da Realidade.
  • André Carneiro: Diário da Nave Perdida; O Homem que Adivinhava; Espaço Pleno; Piscina Livre; Confissões do Inexplicável; Amorquia; Pássaros Florescem.
  • Bráulio Tavares: Breves Histórias do Tempo; O Espelho-Relâmpago no Oco do Ciclone; Expedição às Profundezas do Oceano; Os Ishtarianos Estão Entre Nós; Malassombrado.

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fic%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2011/10/10-passagens-mais-importantes-da-ficcao.html

Arquivado em: Literatura