Escritores do Gênero Policial

A novela policial é reconhecida, no que se refere à configuração da narração, por elementos como o crime cometido, o processo de averiguação do caso e a descoberta do criminoso. Neste gênero, o núcleo central é o mecanismo de esclarecimento do enigma que envolve a trama, tarefa delegada a um detetive, tanto profissional quanto amador. O foco principal dos romances policiais é a procura pela identificação daquele que cometeu a transgressão às leis. Esta modalidade literária comprova que não há ato criminoso irrepreensível; portanto, não há espaço nessa literatura para ações dessa natureza que fiquem impunes. O essencial, para os autores, é deixar claro o quanto o crime é bizarro e seus agentes são retratados como seres à margem da lógica que rege a sociedade. Vários investigadores, como Sherlock Holmes, optam pelas metodologias adotadas pela Ciência para desvendar seus casos.

Obras e Autores do gênero Policial

  • Vera Carvalho Assumpção: Paisagens Noturnas; O Rigor da Forma; Serpente Tatuada; Mandalas Translúcidas; Peças Fragilizadas.
  • Agatha Christie: Assassinato no Campo de Golfe; Assassinato no Expresso do Oriente; Morte nas Nuvens; Morte no Nilo; O Caso dos Dez Negrinhos; A Mansão Hollow; Os Trabalhos de Hércules; O Veredicto; Os Primeiros Casos de Poirot.
  • Patricia Highsmith: O Livro das Feras; O Talentoso Ripley; O Grito da Coruja; O Jogo de Ripley; Os Fugitivos; Pacto Sinistro; O Perdão está Suspenso; Este Doce Mal.
  • Georges Simenon: A Louca de Maigret; O mistério das jóias roubadas; O Cão amarelo; A Fúria de Maigret; A Casa das Sete Meninas; O Assassino sem Rosto.
  • Arthur Conan Doyle: O Cão dos Baskervilles; O Vale do Terror; O Signo dos Quatro; Um Estudo em Vermelho; A Vampira de Sussex; O Último Adeus de Sherlock Holmes; Memórias de Sherlock Holmes.
  • Dashiell Hammett: O Falcão Maltês; A Chave de Vidro; Continental Op; O Homem Magro; Seara Vermelha; Maldição em Família; Tiros na Noite – Medos de Tiro 2.
  • Edgar Allan Poe: Os Assassinatos da Rua Morgue; A Carta Roubada; O Escaravelho de Ouro; O Gato Preto e Outros Contos; Histórias Extraordinárias.
  • Scott Turow: O Inocente; Acima de Qualquer Suspeita; Heróis Comuns; Primeiro Ano; Os Limites da Lei; Declarando-se Culpado; O Ônus da Prova; Erros Irreversíveis.
  • Harlan Coben: Quebra de Confiança; Jogada Mortal; Sem Deixar Rastros; O Preço da Vitória; A Promessa; Quando Ela se Foi; Refúgio; Uma Questão de Segundos; Não Conte a Ninguém; Desaparecidos para Sempre.
  • Patrícia Cornwell: Corpo de Delito; Post Mortem; Desumano e Degradante; Restos Mortais; Contágio Criminoso; Livro dos Mortos; Scarpetta; Cemitério de Indigentes.
  • P. D. James: A Chantagista; A Torre Negra; Um Gosto por Morte; Morte no Seminário; Trabalho Impróprio para uma Mulher; Sangue Inocente; Morte em Pemberley; O Farol.
  • Raymond Chandler: O Sono Eterno; Adeus, Minha Adorada; Janela para a Morte; O Longo Adeus; A Dama do Lago; Para Sempre ou Nunca Mais; Amor e Morte em Poodle Springs; A Irmãzinha.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_policial
http://www.veracarvalhoassumpcao.com/index.php?page=livros
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie
http://listasliterarias.blogspot.com.br/

Arquivado em: Literatura