Escritores do Gênero Suspense

suspense  envolve uma sensação de hesitação ou impaciência diante dos desdobramentos de certo evento. Este recurso está normalmente ligado à impressão do leitor durante a leitura de uma narrativa que envolve elementos dramáticos. Mas este instrumento não é utilizado unicamente pela literatura; ele pode estar presente nos contextos que apresentam a probabilidade da ocorrência de um mega acontecimento ou em um instante de alta emoção. Nesses casos a tensão é o sentimento predominante. Esta sensação desperta quando uma pessoa sente em seu íntimo uma profunda inquietação ante o desconhecimento das consequências de um fato importante.

O suspense pode então ser definido como uma junção da presciência com a dúvida e um porvir misterioso. Este elemento da narração é visto por muitos como um ingrediente ativo do roteiro. Segundo o pesquisador Meir Sternberg, a narrativa pode ser concebida como fruto da relação entre suspense, curiosidade, surpresa e a duração do processo comunicativo.

Autores e Obras de Suspense

  • Harlan Coben: Quebra de Confiança; Jogada Mortal; Sem Deixar Rastros; O Preço da Vitória; A Promessa; Quando Ela se Foi; Refúgio; Uma Questão de Segundos; Não Conte a Ninguém; Desaparecidos para Sempre.
  • Dean Koontz: Velocidade; O Guardião; Odd Thomas; Os Caminhos Escuros do Coração; O Bom Sujeito; Do Fundo dos Seus Olhos; Odd Para Sempre; Lágrimas do Dragão.
  • Dan Brown: O Código da Vinci; Anjos e Demônios; Fortaleza Digital; Ponto de Impacto; O Símbolo Perdido; Inferno.
  • Michael Connelly: Chamada Perdida; O Poeta; O Espantalho; Série Harry Bosch: A Loira de Concreto; O Último Coiote; O Voo do Anjo; Cidade dos Ossos; Nove Dragões; Série Terry McCaleb: Dívida de Sangue; Correnteza da Maldade; Série Mickey Haller: O Poder e a Lei; A 5ª Testemunha.
  • James Patterson: O Dia da Caça; Quando Sopra o Vento; Um Desafio para Cross; 4 de Julho; Caçada ao Predador; 3º Grau; Bruxos e Bruxas; 1º a morrer; Dupla Cilada para Cross.
  • David Baldacci: Toda a Verdade; O Jogo das Horas; Os Colecionadores; A Emboscada; Poder Absoluto; Traição em Família; Um Certo Verão; Por uma Fração de Segundo.
  • Lúcia Machado de Almeida: O Caso da Borboleta Atíria; O Escaravelho do Diabo; Spharion Aventuras de Dico Saburó.
  • Marcos Rey: O Mistério do Cinco Estrelas; O Rapto do Garoto de Ouro; Um Cadáver Ouve Rádio; Corrida Infernal; Na Rota do Perigo; Doze Horas de Terror; Os Crimes do Olho-de-Boi; Cão da Meia Noite.
  •  Luiz Alfredo Garcia-Roza: O Silêncio da Chuva; Achados e Perdidos; Uma Janela em Copacabana; Berenice Procura; Espinosa sem Saída; Céu de Origamis; Fantasma.
  • Jeanette Rozsas: As Sete Sombras do Gato.
  • Rubem Fonseca: Bufo & Spallanzani; O Caso Morel; A Grande Arte; Agosto; O Selvagem da Ópera; Mandrake, a Bíblia e a Bengala; O Seminarista.

 

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suspense
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2011/12/10-livros-de-dean-koontz-para-ter-na.html
http://www.nomundodoslivros.com/2011/01/mestres-do-terro.html
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2011/10/10-livros-de-james-patterson-para-ter.html
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2013/07/10-livros-de-david-baldacci-para-ter-na.html
http://www.opoderosoresumao.com/5-as-5as/5-as-5as-escritores-norte-americanos-de-genero-policial-e-suspense
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2012/06/10-melhores-livros-brasileiros-de.html

Arquivado em: Literatura