Escritores do Gênero Vampirismo

O vampiro é uma criatura lendária que para subsistir precisa se nutrir do sangue humano, seja ele um zumbi ou um ser vivo. O estudo de culturas totalmente distintas aponta para a existência de mitos vampirescos até mesmo no período pré-histórico. Apesar disso, a palavra ‘vampiro’ somente se tornou conhecida em princípios do século XIX, depois de uma onda de influências soprada de regiões como os Bálcãs e a Europa Oriental na direção do ocidente. Em 1819 fixou-se finalmente o protótipo do vampiro requintado e sedutor, baseado no protagonista do clássico O Vampiro, de John Polidori, uma imagem que se dissemina hoje nas sagas Crepúsculo, de Stephenie Meyer, e A Morada da Noite, de P. C. Cast e Kristin Cast, tanto nos livros quanto nas adaptações cinematográficas. Antes disso, essas criaturas iam da forma quase humanóide até corpos em condições de total deterioração. Mas é na obra-prima de Bram Stoker, Drácula, de 1897, que este gênero literário encontra sua referência suprema. Ela é o alicerce que fundamenta a ficção atual sobre os vampiros.

Autores e Obras do gênero Vampirismo

  • John Polidori: O Vampiro.
  • Ju Lund: Doce Vampira.
  • Bram Stoker: Drácula; O Caixão da Mulher-Vampiro; O Castelo da Serpente.
  • J. Modesto: Amor Vampiro; Vampiro de Schopenhauer.
  • Stephenie Meyer: Crepúsculo; Lua Nova, Eclipse; Amanhecer; A Breve Segunda Vida de Bree Tanner.
  • P C Cast e Kristin Cast: Série Morada da Noite: Marcada; Traída; Escolhida; Indomada; Caçada; Tentada; Queimada; Despertada; Destinada; Escondida; Revelada; Resgatada; O Juramento do Dragão; O Voto de Lenóbia; A Maldição de Neferet; A Queda de Kalona.
  • Richelle Mead: Série A Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras; Aura Negra; Tocada pelas Sombras; Promessa de Sangue; Laços do Espírito; Last Sacrifice; Série Bloodlines: Laços de Sangue; O Lírio Dourado; A Canção do Súcubo (Série Georgina Kincaid).
  • André Vianco: Saga ‘Os Sete’: Os Sete; Sétimo; O Senhor da Chuva; O Turno da Noite; Saga O Vampiro-Rei: Bento; A Bruxa Tereza; Cantarzo; Série As Crônicas do Fim do Mundo: A Noite Maldita.
  • Dalton Trevisan: O Vampiro de Curitiba; Quem tem Medo de Vampiro?
  • L. J. Smith: Série Diários de um Vampiro: O Despertar; O Confronto; A Fúria; Reunião Sombria; Série Diários de um Vampiro: O Retorno: Anoitecer; Almas Sombrias; Meia Noite; Série Diários de Stefan: Origens; Bloodlust; The Craving.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vampiro
http://noitescompandora.blogspot.com.br/2010/10/john-polidori.html
http://www.skoob.com.br/autor/179-j-modesto
http://pt.wikipedia.org/wiki/House_of_Night
http://livrosemserie.com.br/sagas/a/academia-de-vampiros/
http://blogdovianco.com/os-livros-do-andre-vianco/
http://portal.julund.com.br/resenhas/doce-vampira-resenha-vi-2

Arquivado em: Literatura