Escritores do Pré-Modernismo

O pré-modernismo não deve ser considerado exatamente um movimento em si na história da literatura, pois as obras a ele filiadas eram caracterizadas por uma intensa autonomia. Mesmo assim é possível encontrar dois elementos em comum entre seus autores. De um lado, eles traduzem em seus escritos uma configuração que remonta à estética do Naturalismo, revelando assim uma forma conservadora. De outro, apresentam uma face renovadora na maneira como interagem estreitamente com a realidade nacional e os conflitos vivenciados pela esfera social nesta época. Este estilo literário assinalou a passagem da escola simbolista para o modernismo.

Em Portugal tornou-se conhecido como Saudosismo. No Brasil houve vários confrontos neste período, entre eles a fé fanática do Padre Cícero e de Antônio Conselheiro, os cangaceiros nordestinos, as insurreições da Vacina e da Chibata, ocorridas no Rio de Janeiro, as greves dos operários em São Paulo, sem falar na Guerra do Contestado na linha divisória entre Santa Catarina e Paraná. O país foi igualmente marcado pela ascensão da burguesia nas cidades, o desenvolvimento das indústrias, a gestão política dos oligarcas rurais, a discriminação sofrida pelos antigos escravos depois da abolição, o aparecimento dos proletários e a vinda dos imigrantes europeus.

Autores e Obras do Pré-Modernismo

  • Euclides da Cunha: Os Sertões; Contrastes e Confrontos; À Margem da História.
  • Monteiro Lobato: Urupês; Idéias de Jeca Tatu; A Menina do Narizinho Arrebitado; O Pica-Pau Amarelo.
  • Lima Barreto: Recordações do Escrivão Isaías Caminha; Triste Fim de Policarpo Quaresma; Numa e Ninfa; Morte e M. J. Gonzaga de Sá; Os Bruzundangas; Clara dos Anjos.
  • Augusto dos Anjos: Saudade; Eu e Outras Poesias (único livro de poemas); Psicologia de um Vencido; Versos íntimos.
  • Graça Aranha: Canaã; A Estética da Vida; Espírito Moderno; A Viagem Maravilhosa; Malazarte (Teatro).
  • Raul de Leôni: Ode a um Poeta MortoLuz Mediterrânea.
  • Simões Lopes Neto: Cancioneiro Guasca; Contos Gauchescos; Lendas do SulCasos do Romualdo.

Fontes:
http://literaturanoseculoxx.blogspot.com.br/2010/04/principais-autores-e-obras-do-pre.html
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3607297
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-modernismo

Arquivado em: Escritores, Literatura