Fantasia Científica

Como o próprio nome revela, o gênero literário em questão possui características da fantasia e outras provenientes da ficção científica. Diante das poucas definições encontradas para fantasia científica, uma delas é que "a ficção científica faz o implausível possível, enquanto a fantasia científica faz o impossível plausível".

Individualmente, quando se fala de ficção científica pensa-se em coisas improváveis, que, de acordo com algumas circunstâncias, poderiam acontecer na vida real. Já a fantasia científica oferece um pouco de realidade a situações impossíveis de ocorrer no mundo real.

Um fato interessante é que algumas obras já foram classificadas como ficção científica e hoje estão denominadas como fantasia científica e vice e versa, como exemplos, têm-se, respectivamente, "Da Terra à Lua", de Jules Verne, e "The World Set Free", de H.G. Wells. Essa variação de um gênero ao outro vai de acordo com a época em que os escritos foram lançados comparados aos dias em que estes são estudados.

Além do tempo em que uma obra foi desenrolada e o quando foi estudada, leva-se em conta o que o autor gostaria de expressar ou, como os livros possibilitam, a interpretação de cada leitor. Ambos gêneros literários, de acordo com o que foi dito acima, podem acontecer em mundos surreais ou em planetas distantes.

Outro fator que facilita a compreensão entre cada um dos dois gêneros abordados são as palavras empregadas. Se a obra está recheada com vocábulos ligados a magia e encantamento será uma fantasia científica. Caso o livro ou filme mencione termos relacionados a robôs e ciência, este fará parte do rol da ficção científica.

Diante de toda essa confusão criada no primeiro impacto, existe ainda um outro gênero para ser comparado à fantasia científica, que seria ficção científica fantástica, ou seja, a primeira tornou-se uma história fantástica tentando ser ficção científica ou foge tanto da realidade e acaba transformando-se em fantasia.

Em resumo, toda a classificação e atribuição a determinado gênero literário dar-se-á de acordo com a convenção que cada um quiser lhe configurar, isto é, uma viagem no tempo pode ser tanto ficção científica como fantasia científica. Entrará para o primeiro grupo se o ato for executado por um teletransporte a base de prótons, por exemplo. Caso a ação ocorra através de magia e uma varinha de condão, esta será abordada como fantasia científica.

Biografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fantasia_cient%C3%ADfica

Arquivado em: Gêneros Literários