Livro Eletrônico

Por Felipe Araújo
Com o avanço da tecnologia e o aparecimento de novas plataformas, as mídias tradicionais estão sempre se adaptando às necessidades de portabilidade e conexão. Uma delas é o livro de papel, que, em sua versão mais moderna, tornou-se e-book, também chamado de livro eletrônico ou livro digital. Neste aparelho, é possível ler na tela do computador, comprar obras de muitos autores através de lojas virtuais, armazenar seus livros preferidos em pastas, além da oportunidade de ter uma infinidade de títulos em apenas um equipamento portátil.

Além de adquirir os livros no e-commerce, os usuários desta nova tecnologia podem baixar livros gratuitamente, que são disponibilizados por diversos sites. Outra característica é a interação com o texto, possibilidade de aumentar a letra durante a leitura, pesquisar palavras e capítulos por meio de ferramentas de busca, criar anotações no texto, entre outros. O livro eletrônico pode ser lido em computadores, assim como PDAs, celulares com suporte ao recurso e leitores de livros digitais.

Para a leitura nesses tipos de aparelho, os formatos que são mais encontrados são: PDF, que funciona com o programa Acrobat Reader, HTML, que pode ser lido com qualquer navegador de internet, e o ePUB, que possui formato padrão exclusivo para e-books. Muitos livros virtuais podem ser lidos em dispositivos eletrônicos como em qualquer lugar com os HandHelds como os PocketPCs, WinCE, Palm.

Diferenças com o livro tradicional

A velocidade de propagação dos títulos, feita por meio da internet, é uma das diferenças entre os livros tradicionais e os e-books. Com a propagação pela web, podem ser usados por educadores e serem um incentivo na educação à distância.

Devido ao baixo custo de produção e entrega, ocorre o barateamento. Em uma comparação entre um livro de papel fabricado e distribuído pela internet, no qual paga-se por estes custos e pelos direitos de autor, em um e-book, a diferença entre os valores é de aproximadamente 80%, quando não de 100%, quando é feito o download gratuito.

E-books e direitos autorais

Da mesma forma como os livros tradicionais são protegidos por leis de direito autoral, com os e-books ocorre o mesmo. Assim, eles não podem sofrer alterações, plágios, serem distribuídos ou comercializados sem autorização do autor e/ou editora. No que se refere aos livros virtuais gratuitos, deve ser observado se o livro possui livre distribuição. Uma grande discussão é sobre as facilidades que a internet e os arquivos digitais possibilitam para os hackers agirem de forma ilegal neste mercado. Resta saber quais serão as medidas adotadas para a inibição destas ações.

Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/ces-2010/3934-livro-digital-ou-de-papel-.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_digital
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/tutorial/ebook/O_que_e_um_livro_eletronico.htm