Observatório do Livro e da Leitura

Por Ana Lucia Santana
O Observatório do Livro e da Leitura é um centro dedicado à aquisição de conhecimentos, às investigações intelectuais e à produção e divulgação de dados e conteúdos sobre a área literária - englobando leitura e livros -, em todo o território brasileiro. Esta instituição age em três significativas direções.

observatorio do livroO Centro de Estudos e Pesquisas trabalha com o incremento da análise, da observação, das indagações e da busca de uma nova bagagem intelectual, em conjunto com outros institutos, universidades, estudiosos e associações ligadas aos campos da leitura e da produção de livros, sempre enfocando assuntos significativos.

Suas tarefas são múltiplas, mas destacam-se o controle e a avaliação de tudo que se refere ao cumprimento das políticas públicas do livro e da leitura, bem como à prática de discussões sobre a temática relacionada a estes tópicos.

O Portal do Livro e da Leitura reconhece, traça o roteiro, incorpora e avalia informações disponíveis pelo Brasil afora e no exterior sobre os campos aqui abordados, oferecendo de forma gratuita os resultados e conhecimentos adquiridos sobre assuntos relacionados ao livro e à leitura.

A Agência de Notícias Brasil que Lê elabora e dissemina dados e pareceres diários, no que tange ao campo literário e ao da leitura, enviados para pelo menos 3 mil redações de periódicos, veículos jornalísticos, TVs, rádios e sites de todo o Brasil.

Esta Agência apresenta também uma Divisão de Publicações responsável pela co-edição, junto a parceiros diversos, da Revista do Observatório do Livro e da Leitura, do Panorama Editorial, ao lado da Câmara Brasileira do Livro, e do Ler E Viver, com a Associação Brasileira de Difusão do Livro.

O site do Observatório do Livro e da Leitura apresenta várias seções: a Área do Livro, dedicada a artigos sobre a política dos livros; a Área da Leitura, restrita a ensaios que enfocam a questão do leitor; a Área de Bibliotecas, ainda em desenvolvimento; um espaço para a exposição dos resultados das pesquisas realizadas pelo Instituto.

Este espaço virtual exibe igualmente uma página voltada para a exposição de estudos empreendidos por especialistas no assunto, intitulado Estudos e Papers; um núcleo de apresentação de eventuais Teses e Monografias sobre livros e leituras; um futuro banco de dados; veiculação de temas abordados na mídia; uma lista de links sobre a temática aí abordada; uma Revista Eletrônica e uma entrevista mensal.

O jornalista e escritor Galeno Amorim é o atual diretor do Observatório do Livro. Ele é especialista nestas questões relacionadas ao livro e à leitura. Seu blog – o blog do Galeno, voltado para discussões literárias e culturais -, suas entrevistas, seus debates, palestras e artigos sobre estes temas estão constantemente presentes na mídia.

Ele foi coordenador da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e elaborou o Plano Nacional do Livro e Leitura. Amorim enfoca constantemente as dificuldades para a disseminação do hábito de ler no Brasil, e procura incessantemente contribuir para modificar este quadro desalentador, utilizando como principal ferramenta sua posição nesta instituição.

Fontes:
http://www.observatoriodolivro.com.br/entrevista.php?num=12
http://www.observatoriodolivro.com.br/index.php
http://comunicatudo.blogspot.com/2009/10/observatorio-do-livro-e-da-leitura.html
http://www.blogdogaleno.com.br/