Prêmio Nebula

Por Caroline Faria
O prêmio Nebula foi criado, em 1965, pela Associação Americana de Escritores de Ficção Científica e Fantasia (SFWA – Science Fiction & Fantasy Writers of America, criada também em 1965 por Damon Knight) para premiar as melhores obras de ficção científica dos EUA.

nebula awardAs diferenças deste prêmio para o Hugo é que no Nebula Awards quem escolhe os vencedores são os membros da academia, para concorrer a obra deve ter pelo menos 10 indicações (de membros da SFWA) e raramente são indicadas obras de escritores não americanos ou que não foram publicadas nos EUA.

O prêmio Nebula possui 6 categorias: Novell, novela, romance, história curta (ou conto), script e Andre Norton Award. Este último concedido para as melhores obras de ficção para jovens. São escolhidas obras publicadas em até dois anos antes da realização do prêmio e os candidatos são escolhidos e votados no ano anterior ao da premiação (por exemplo, os candidatos votados em 2007 recebem o prêmio em 2008).

O primeiro vencedor do prêmio Nebula, em 1965 na categoria principal, foi Dune escrito por Frank Herbert e que virou filme, em 1984, pelas mãos do diretor David Lynch.

Desde a primeira edição o prêmio é anual sendo que em 2007 o vencedor da categoria principal foi Jack McDevitt com Seeker (2005) e em 2008 o vencedor foi Michael Chabon com The Yiddish Policeman’s Union.

Fontes
http://www.sfwa.org
http://www.locusmag.com