Trilogia

Trilogia, termo que procede do idioma grego, tem o significado de uma produção artística, seja ela literária, no campo da música, do cinema, e algumas vezes se estende a uma esfera científica segmentada em três partes. Elas estão vinculadas entre si, porém podem tanto ser consideradas como uma obra singular quanto como três criações distintas.

Algumas trilogias cinematográficas têm obtido grande destaque nas bilheterias. A maior parte é de filmes ficcionais protagonizados pelos mesmos personagens e/ou paisagens. É exatamente o que acontece em produções como Jogos Vorazes, de Gary Ross; De Volta para o Futuro, de Robert Zemeckis; Matrix, dos irmãos Wachowski, consagrada com recursos técnicos revolucionários; O Senhor dos Anéis, inspirado na obra de Tolkien; a Trilogia Bourne; Guerra nas Estrelas, de George Lucas, que totaliza duas trilogias; entre outras.

A trilogia O Senhor dos Anéis, encenada por Peter Jackson, foi a mais premiada da história do cinema, com a conquista de 17 Oscars. Indiana Jones e O Poderoso Chefão também se tornaram clássicos nas telas dos cinemas.

Na literatura também há inúmeras trilogias, como os livros de Tolkien, adaptados para o cinema, assim como Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins; Millennium, de Stieg Larson; Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James; Sevenwaters, de Juliet Marillier; bem como livros ligados pela temática, o que ocorre, por exemplo, nas obras indianistas de José de Alencar, constituída por Iracema, O Guarani e Ubirajara.

Na esfera literária as séries se tornaram uma febre, especialmente entre novos autores. Muitas delas se configuram como trilogias e algumas renovam depois o sucesso na forma de película cinematográfica. É o caso da série Beautiful Creatures, composta por Dezesseis Luas; Dezessete Luas; e Dezoito Luas, das escritoras Kami Garcia e Margaret Stohl. Algumas fazem tanto sucesso que começam como trilogias e acabam se estendendo, compondo uma saga, às vezes a pedido do próprio leitor.

Pode-se incluir no rol das trilogias literárias clássicas a Trilogia Espacial, Trilogia da Herança, O tempo e o Vento, Os Caminhos da Liberdade, As Crônicas de Artur, entre outras.

A trilogia se distingue do tríptico, que define três obras de arte, particularmente pinturas, que mantêm relações ou ligações entre si, as quais são produzidas de uma única vez para serem vistas como uma produção singular. Na era antiga grega a trilogia constituía uma poesia dramática configurada por três histórias trágicas que tinham de ser apresentadas em conjunto, muitas vezes nos jogos oficiais da Grécia.

No sentido de constituir três partes de algo, ela se estende para denominar qualquer trio ou trindade.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilogia
http://www.significados.com.br/trilogia/

Arquivado em: Cinema, Literatura