A Ideia

Mais um livro do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. Desta vez é a estréia literária do autor Lucas Chagas. O enredo promete e certamente novos livros vão surgir desta mente privilegiada. Sua obra não retrata uma simples história de amor, na qual todos os fios entretecidos pelo escritor parecem desde o início esboçar um final feliz.


Aqui os personagens precisam mobilizar todos os recursos necessários para sustentar este sentimento exatamente quando todos os elementos do universo parecem conspirar contra os amantes. A narrativa, na primeira pessoa, também enfoca a transitoriedade da existência, porém sem desprezar os momentos que a eternizam.

A história é fruto de um desabafo da protagonista, um ser na fronteira da dor que resolve transcender esta emoção partilhando com o leitor sua trajetória; o resultado é um dos mais belos e autênticos manifestos de amor. Ela traduz assim o caminho percorrido por um sentimento intenso que, apesar de todas as suas expectativas, modifica radicalmente sua visão sobre a vida.

Beatrice Dumont, uma jovem de 23 anos, estava acostumada a viver uma rotina incessante, praticamente reclusa, mas em uma noite tempestuosa repentinamente se dá conta de que sua mocidade foi bem pouco desfrutada. Porém tudo se agrava quando conhece Benjamim e cai de amores por ele.

A garota jamais poderia conceber o que lhe reservava o futuro. Seu amado não era livre, apesar das aparências. Incapaz de encontrar um raio de luz no horizonte, ela percebe que está diante da oportunidade de finalmente mudar sua existência. Só não compreende que alcançar a felicidade cobra às vezes um alto tributo, como, por exemplo, separações irreparáveis. Especialmente quando nos unimos aos nossos entes queridos através de vínculos muito estreitos. Agora tudo está a um passo de se modificar para sempre em seu cotidiano.

Recomendo vivamente esta leitura; o leitor pode mergulhar tranquilamente neste livro e, então, irá descobrir que o passo inicial, após profunda reflexão, deve ser sempre encetado e que um gesto singelo tem potencial para alterar toda uma trajetória existencial. Esta obra é particularmente dirigida ao público jovem e adulto.

Lucas Chagas nasceu no ano de 1989, na cidade de Recife, capital de Pernambuco. Ele se graduou em engenharia agrícola e ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, a UFRPE. Esta é a segunda obra do autor, embora seja a primeira a ser publicada por uma editora. Seu conto ‘O Gatilho’ conquistou um prêmio no 4.º Concurso de Contos e Poesias da UFRPE.

Fontes:
http://www.fliporto.net/fliporto2012/lancamentos/a-ideia-lucas-chagas/
http://www.skoob.com.br/livro/254638/
http://topensandoemler.blogspot.com.br/2012/09/novo-parceiro-lucas-chagas.html

Arquivado em: Livros