A maçã no escuro

Romance de Clarice Lispector que conta a história de um homem que foge da cena de um crime. O nome dele é Martim, e durante sua fuga lhe surgem vários pensamentos filosóficos sobre o existencialismo e o hinduísmo. O livro é dividido em três partes, sendo a primeira chamada “Como se faz um homem”, a segunda “Nascimento do herói” e a terceira “A maçã no Escuro”.

Em “Como se faz um homem” cada personagem é apresentado através de sua consciência, sua mente. O mergulho na mente dos personagens se mantém também nas outras duas partes, como é característico da autora.

Os personagens principais são Martim, Vitória e Ermelinda, os quais possuem em comum a necessidade de compreender o que estão fazendo em cada ação que realizam. A autora permite uma aproximação entre leitor e personagem, de maneira que o leitor pode acompanhar o que se passa nas mentes dos personagens, mesmo que seja algo não tão compreensível. A história busca compreender a vida, buscar um sentido para ela, o eterno drama manifestado na grande maioria dos livros escritos por Clarice Lispector.

A narrativa é complexa, densa, conta a história de um homem cansado de sua vida, da sociedade, e pretende recriar-se a si mesmo, começando do nada. Em um verdadeiro surto, mata a mulher, foge para o campo e fica vagueando. É aí onde vai tentando começar de novo, através de reflexões, conclusões, raciocínios.

Em certo ponto conversa com duas mulheres. Uma tem medo da morte e outra tem medo da vida. O diálogo que mantém com as duas personagens é uma grande metáfora, cheia de perguntas, questionamentos, que permeiam a existência humana.

Em outro momento, o homem resolve escrever para não esquecer as conclusões às quais chegou, e ao escrever vai mudando suas ideias como que para expressar a incerteza humana a respeito de si mesmo e de suas resoluções.

O sentido dado para o título ao final da leitura parece ser o de que não se pode ter medo de colher a maçã no escuro. O livro ganhou Prêmio Carmem Dolores Barbosa de melhor livro em 1961.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ma%C3%A7%C3%A3_no_Escuro
http://livroecafe.com/2010/10/01/a-maca-no-escuro-de-clarice-lispector/
http://www.citador.pt/biblio.php?op=21&book_id=525
http://claricelispector.blogspot.com.br/2010/07/maca-no-escuro-trecho.html
http://www.amazon.com/Maca-no-Escuro-Clarice-Lispector/dp/853250874X
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/a_maca_no_escuro
http://livroecafe.com/2010/10/01/a-maca-no-escuro-de-clarice-lispector/

Arquivado em: Livros