A Via Crucis do Corpo

Livro de contos de Clarice Lispector, foi publicado pela primeira vez em 1974. Traz uma série de histórias que têm como relação o corpo, seja no seu próprio significado, seja na profunda análise psicológica, marca da escritora.

Antes de tudo, a obra traz o universo da mulher, personagens de todos os contos, em seus desejos e fantasias, ou nos fatos de sua vida, como a virgindade, o amor, o sexo, a gravidez.

A autora abre espaço, com grande maestria, já que nos contos, o espaço literário se torna menor, para falar dos sentimentos mais profundos da alma.

No conto, O homem que apareceu, ela fala de Cláudio Brito, um poeta que se degradou, minimizou, reduziu-se ao fracasso: "O sucesso é uma mentira".

O conto Mas vai chover uma senhora de 70 anos, Maria Angélica de Andrade, escandaliza a todos, pois tem um amante jovem de 19 anos.

O sexo faz parte da temática de vários contos, como em Miss Algrave, que fala de uma moça solitária e virgem que redescobre-se ao fazer sexo com um ser vindo de outro planeta e em Ruído de Passos, a personagem de 81 anos procura um médico por ainda padecer do “desejo de prazer”.

No conto O corpo vemos a relação entre Xavier e duas mulheres, que culmina com a morte do homem e o perdão social dado às duas mulheres.

Via crucis é o título do conto em que é narrada a história do nascimento de uma criança. Maria das Dores que, mesmo casada, era virgem e fica grávida. Para cumprirem o destino que lhes é traçado, dela e do marido, o casal vai para Minas Gerais, para a criança nascer em um estábulo.

Maria das Dores sofre por imaginar que o filho, por ser um novo Messias, sofrerá também a via crucis, por isso o chama de Emmanuel.

O conto termina logo após o nascimento do menino, com o seguinte comentário do narrador: “Não se sabe se essa criança teve que passar pela via crucis. Todos passam”

Os contos de A via crucis do corpo fazem com que o leitor participe de um mundo marginal, visto sob o olhar misterioso de Clarice Lispector, e que deixa brechas para uma linguagem literária fora de qualquer análise.

Fonte:
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/a_via_crucis_do_corpo

Arquivado em: Livros