Como fazer amigos e influenciar pessoas

À primeira vista, o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é um livro pretensioso, julga ajudar as pessoas desde seu primeiro capitulo e coloca o autor em posição duvidosa, porém ao ler as primeiras 40 páginas qualquer leitor mudaria sua opinião.

Como fazer amigos e influenciar pessoas foi publicado pela primeira vez em 1937 e apesar da aparente idade antiga continua muito atual em seus temas. O escritor Dale Carnegie (1888 – 1955) propõe várias coisas no inicio do livro, como:

-Facilidade de fazer amigos, ajudar pessoas a pensar do seu modo, tornar a pessoa uma melhor oradora.

Nos primeiros capítulos do livro nota-se o forte poder de persuasão de Carnegie: “Se quer tirar mel, não espante a colméia” ou ainda “não critique, não condene e não se queixe”.

Carnigie apóia em grandes princípios da filosofia e fortes revisões que pesquisou para escrever o livro. Seus exemplos são práticos e envolvem o leitor, tornando a leitura agradável e de fácil compreensão.

O autor teve uma infância difícil, uma juventude complicada e uma grande dificuldade em graduar-se devido à indisponibilidade de dinheiro. Após crescer teve que começar uma difícil carreira de vendedor, porém seu sucesso foi tamanho devido à grande capacidade do mesmo conquistar pessoas.

Depois de um período trabalhando como vendedor, Carnegie demitiu-se e passou a dar aulas de oratórias. Aumentou seu salário gradualmente e conquistou alunos por todos os Estados Unidos. O livro um grande sucesso até era um guia para as aulas de oratória de Carnegie.

Alguns princípios do livro:

-Desperte na pessoa um ardente desejo;

-Interesse-se sinceramente pela outra pessoa;

-Sorria;

-Lembre-se que o nome de um homem para ele é o som mais importante e doce do planeta;

-Seja um bom ouvinte;

-Fale sobre assuntos que interessem as outras pessoas;

-Faça a outra pessoa sentir-se importante sinceramente;

-Não Discuta.

Arquivado em: Livros, Sociedade