Dorothy on the Rocks

Por Ana Lucia Santana
Se alguém busca uma leitura leve, romântica, um conto de fadas divertido, uma protagonista engraçada, apesar de viver sempre em crise, vai acertar em cheio ao escolher o primeiro romance de Barbara Suter, amplamente premiado. E se o leitor está vivendo sua própria história de amor, ou sempre à espera de uma fada madrinha, encontrou a obra perfeita.

Maggie Barlow não está nada satisfeita com sua existência. Aos 41 anos ela ainda não encontrou seu príncipe encantado, não se casou, ainda não é mãe e procura esquecer seus dissabores através do cigarro e da bebida, particularmente em um copo de uísque on the rocks.

Sua vida está em constante desequilíbrio o tempo todo, e ela definitivamente não aceita sua forma de viver. Seu trabalho se resume em sustentar uma carreira teatral decadente, atuando na pele de personagens muito novas para sua idade, como, por exemplo, a Dorothy de O mágico de Oz; é por esta razão que ela não percebe mais os tênues limites entre a imaginação e o real.

A protagonista oscila entre o malogro de sua trajetória profissional e tiradas divertidas, as quais ficam por conta da intervenção de uma verdadeira fada madrinha, a qual surge de vez em quando e se comporta de forma nada espontânea. Este é o toque de mestre da autora.

Ao buscar conforto nos braços de um ou outro homem, Maggie encontra Jack e ele a cativa desde o primeiro momento. Não há muito mais, e embora a narrativa seja muito agradável, o texto de Barbara não tem a fluência desejada, e algumas vezes ela se perde em descrições excessivas. Mesmo assim vale a pena conhecer esta heroína que sempre age como se estivesse transgredindo algum preceito moral, e procura esquecer tudo com a ajuda do álcool e das incessantes tragadas de cigarros.

Sem falar que Goodie, a fada-madrinha, é muito divertida, uma espécie de drag queen. Barbara se baseia muito em alguns elementos de sua própria biografia, pois também é atriz, e este é apenas seu primeiro livro. A presença de artistas, bebidas, cigarros e decepções confere uma atmosfera mágica ao livro, que com certeza traduz algumas experiências da autora.

A escritora tem trabalhado amplamente na região de Nova York, cidade na qual reside. Ela já integrou um grupo cômico, Rumble in the Redroom. Barbara igualmente atuou no rádio, em peças premiadas como Breakdown And Back. Atualmente ela está escrevendo sua segunda novela, Night Flight.

Fontes:
http://www.skoob.com.br/livro/161896-dorothy-on-the-rocks
http://conversadelivro.blogspot.com/2011/09/dorothy-on-rocks-barbara-suter.html
http://br.murphyslibrary.com/?p=5137