Em Busca do Sentido da Vida

Por Ana Lucia Santana
O livro "Em Busca do Sentido da Vida" é uma sequência da obra O Colecionador de Lágrimas. Para quem não leu o primeiro livro, aqui vai o contexto da trama. Cury compõe uma ficção histórica e por meio da trama eletrizante protagonizada por um professor de história expõe na prática ideias essenciais da Psicologia Multifocal, linha terapêutica que exerce. O autor narra a experiência surpreendente vivida por um expert nos eventos que marcaram a Segunda Guerra Mundial.

Subitamente o personagem passa a ser perseguido por sonhos terríveis e noites insones, durante as quais revê os atos atrozes cometidos pelos alemães na época do embate global. Se tudo, porém, se resumisse a uma série de pesadelos, mas infelizmente eles se revelam reais e consistentes.

Ao testemunhar os fatos até então presentes apenas nas páginas dos livros, o mestre, de procedência hebraica, fica paralisado, sem ação diante do terror promovido pelo Führer Adolph Hitler. Estressado com esses eventos inusitados, ele estende a questão ao próprio ambiente profissional, promovendo controvérsias inflamadas que envolvem também os estudantes.

Aqui o ex-colecionador de lágrimas vai se converter em um ser repleto de esperanças após atravessar vivências trágicas e dolorosas. Depois de passar por um dos momentos mais terríveis da trajetória humana, o mestre Júlio Verne, famoso pensador de sua época, começa a compreender como é possível transcender a desesperança e o sofrimento.

Antes ele se alimentava do cotidiano de um homem famoso e que tinha tudo de que precisava na esfera material. Mas isso o sufocava. Sua existência carecia de um significado mais sublime. De repente, após percorrer uma jornada espinhosa, o protagonista compreende que alguém só pode alcançar a verdadeira felicidade depois de criar condições para que o outro seja feliz e tenha boas condições de vida.

Ansioso para atingir essa meta, Júlio Verne decide ser cobaia em uma pesquisa científica inovadora e fantástica, uma viagem pelas esferas temporais. Sua intenção é evitar que a Segunda Guerra Mundial seja desencadeada e eliminar do curso histórico da Humanidade as monstruosidades praticadas pela raça humana.

Augusto Jorge Cury é um dos escritores nacionais mais lidos entre os brasileiros. O psiquiatra e psicoterapeuta realizou um extenso e minucioso trabalho de pesquisa para elaborar esta obra, o que consumiu mais de dez anos da sua vida. Ele recorreu a bibliotecas, livrarias e campos de extermínio, especialmente os de Auschwitz e Birkenau, além do Museu do Holocausto.

O autor nasceu em Colina, no dia 2 de outubro de 1958. Sua obra basicamente abrange livros de natureza psicológica, centrados na Inteligência Multifocal. Sua produção literária já foi lançada em mais de 60 países.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Cury
http://www.lufernandes.com.br/2010/nossos-clientes-na-midia/fervendo-no-caldeirao-da-planeta/