Kama Sutra

Kama Sutra é o nome dado a um antigo texto indiano, escrito originalmente em sânscrito pelo filósofo hindu de tradição védica Vatsyayana. Popularmente visto no mundo ocidental como uma obra erótica que se ocupa exclusivamente do tema sexo, o Kama Sutra é na verdade uma obra concebida para atender um propósito mais amplo, o de se tornar um tratado significativo sobre o comportamento sexual humano.

O texto do Kama Sutra é em grande parte prosa, permeado por vários versos de poesia. "Kāma", é o prazer sensual ou sexual, um dos quatro objetivos da vida hindu, e "sutra" significa linha, regra, fórmula, ou um conjunto de aforismos compilados sob a forma de um manual ou tratado. Seu conteúdo deve ser interpretado como um guia para uma vida harmoniosa e que se ocupa da natureza do amor, da vida familiar e outros vários aspectos que levam ao estímulo positivo dos sentidos humanos. Assim, apenas uma parte do trabalho consiste em conselhos práticos sobre a relação sexual.

Para a sociedade da época em que o Kama Sutra foi composto, a ideia de sexo e da união sexual eram bastante diferentes da visão da sociedade contemporânea. No seu texto, não vemos praticamente qualquer ideia de culpa ou tabu, pelo contrário. Além das posições sexuais, o livro se ocupa de odores, palavras, vestuário, ambiente, pois seu autor vê a experiência sexual como um estímulo para todos os sentidos do ser humano. O conteúdo mais conhecido do livro continua sendo, porém, aquele que trata de posições sexuais, e inúmeras versões marginais e deturpadas do livro ainda circulam aos montes, concentrando-se naquilo que é visto como erótico ou mesmo pornográfico.

Hoje em dia acredita-se que o Kama Sutra foi composto em um ponto entre 400 a.C. e 200 d.C. Especialistas trabalham ainda com a possibilidade de que o Kama Sutra seja na verdade uma coletânea que surge nesta sua forma atual no século II d.C.  Seu autor seria Vatsyayana, um filósofo hindu que teria vivido durante a época do Império Gupta, entre o quarto e sexto séculos d.C. na Índia. Seu nome aparece como o autor do Kama Sutra e ainda de outra obra, Nyāya Sutra Bhashya, que trata de filosofia.

De qualquer modo, até hoje a autoria do Kama Sutra é uma questão que permanece em aberto, apesar de indícios levarem ao nome de Vatsyayana. Quase nada se sabe sobre este autor, e é praticamente impossível fixar as datas exatas em que viveu ou que compôs o seu trabalho. Tanto é verdade que o período estipulado em que tenha vivido é bem extenso, do I e VI século d.C.

Arquivado em: Livros, Sexualidade