Murmúrio

Por Ana Lucia Santana
Alyson Noël criou um estilo próprio ao enfocar em sua obra questões como a existência pós-morte e o exercício da mediunidade. Com esta temática delicada a autora se consagrou no universo da literatura dirigida a crianças e jovens. Sua saga Os Imortais se tornou uma febre no Brasil e em outros países.

Na esteira deste sucesso ela deu origem à série Riley Bloom, protagonizada por Riley, irmã mais nova da personagem principal de Os Imortais, Ever. Aos doze anos a menina faz sua passagem para o mundo espiritual após um árduo processo de luto e aceitação. Ela deixa para trás sua antiga vida e segue adiante com sua cachorrinha Buttercup.

Agora acaba de ser lançado o quarto livro, Murmúrio. A conquista de uma legião de fãs fiéis propiciou a aquisição dos direitos de adaptação cinematográfica pelo estúdio Summit Entertainment, o mesmo que realizou as filmagens da série Crepúsculo, também inspirada em versão literária.

Nesta obra a protagonista tem uma nova tarefa a cumprir. Talvez o desafio mais complexo entre todos os que já lhe foram conferidos. Ela deve deter o espírito de um ex-gladiador de Roma, denominado Pilar da Destruição. Apesar do pânico que toma conta de Riley sempre que ouve falar do feroz combatente, a garota está determinada a cumprir seu papel.

Para atingir este objetivo ela passa por uma mudança radical em seu corpo espiritual. A menina amadurece, adquire uma aparência mais bela e com este visual realiza antigos sonhos, incluindo viver uma linda história de amor. Só há um problema; empolgada com a nova imagem, Riley pode se descuidar da empreitada que deve realizar ao lado de Bodhi e Buttercup. Pois agora está diante de uma oportunidade única, viver uma experiência que nunca foi possível durante sua existência física.

Embora algumas passagens sejam sensíveis a ponto de despertar lágrimas nos leitores, este volume e os demais da saga nos cativam pela dose de fé, confiança e amor que também estão presentes no outro lado da vida. Sem falar nas peripécias protagonizadas pela divertida Riley, as quais nos tornam completamente dependentes de sua trajetória pós-morte.

Alyson Nöel tem o dom de enfocar as controvertidas questões espirituais com a delicadeza necessária. Munida de sua varinha de condão ela confere a esta temática uma naturalidade ímpar e, desta forma, estes temas se tornam mais compreensíveis ao jovem leitor. A autora nasceu no dia 3 de dezembro em Orange County.

A escritora norte-americana ganhou fama e sucesso com a saga Os Imortais, mas também é responsável por spin-offs e publicações independentes. Ela foi claramente inspirada pelo livro Are You There the God? It’s Me, Margareth, de Judy Blume, que leu quando ainda era uma adolescente e cursava a sexta série.

Fontes:
http://www.skoob.com.br/livro/253576-murmurio
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/08/noticias/a_gazeta/caderno_2_ag/1349028-aventuras-e-amores-mesmo-apos-a-morte.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alyson_No%C3%ABl