O Casamento

Por Ana Lucia Santana
Wilson Lewis certamente não é um daqueles homens com os quais as mulheres costumam sonhar quando pensam em um companheiro romântico. Ele tem inúmeras dificuldades na hora de manifestar seus sentimentos; além disso, devota-se radicalmente ao exercício de sua profissão, o direito, e desta forma negligencia a esfera familiar.

Depois de quase completar trinta anos de matrimônio, depara-se com uma inesperada e aflitiva revelação. Supostamente sua mulher, Jane, não o ama mais, e o protagonista está ciente de que é o responsável por isso. Os pais da esposa legaram aos seus descendentes uma preciosa lição, o retrato ideal de uma união matrimonial.

A história deste casal foi retratada na obra de estréia do autor, Diário de uma Paixão; nela fica claro que o sogro de Wilson é o máximo exemplo de um eterno apaixonado, um homem profundamente romântico. Assim, quando tudo parece desmoronar, ele decide procurar o pai de Jane em busca de ajuda.

Acima de tudo, o protagonista deseja retificar seus erros, ciente de suas imperfeições. O estopim da crise matrimonial foi sua despreocupação em relação ao aniversário de seu casamento. Distraído e preocupado com o trabalho, ele não se lembrou do dia em que deveriam comemorar os 29 anos de relacionamento conjugal. Mais uma desilusão para Jane.

O casal leva uma existência segura, livre de inquietações e sustos, na tranqüila cidade de New Bern, localizada na Carolina do Norte. Eles têm três filhos e Wilson, apesar das aparências, está cada vez mais apaixonado pela esposa. Ela, todavia, crê que talvez tenha errado ao se casar com o protagonista.

Com o casamento em risco, Wilson decide recorrer a todos os recursos necessários para reconquistar Jane. Ele arquiteta então, com o auxílio do sogro, um plano audacioso; propõe a si próprio o prazo de um ano para revitalizar sua relação com a esposa. Quando já está quase atingindo o limite máximo do tempo fixado por ele mesmo, Anna, sua filha, declara que seu casamento será realizado dentro de duas semanas, no mesmo dia em que os pais completarão 30 anos juntos. Resta saber se o projeto de Wilson realmente se concretizará, principalmente quando surge o pretexto perfeito para testar seu empenho em resgatar a felicidade do casal.

Nicholas Sparks é um escritor norte-americano, originário de Nebraska, graduado em Economia, embora sua maior aspiração fosse tornar-se um atleta; um acidente sério o impediu de concretizar seu sonho. Sua trajetória literária teve início enquanto atuava como delegado de informação médica. A agente literária Theresa Park foi a responsável pelo impulso inicial de sua carreira ao negociar com os estúdios Warner Books a comercialização dos direitos de seu primeiro livro, O Diário de uma Paixão.

Fontes:
http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/ver/165
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Sparks