Leopardo

Leopardo (Panthera pardus) é um felino carnívoro da Família Felidae. Seus parentes próximos, do mesmo Gênero (Panthera), são os tigres, o jaguar e o leão.

Curiosamente, o leopardo tem alguns hábitos comuns aos inofensivos gatos domésticos, como: o cuidado extremo com o pêlo, a agilidade e o fato de serem brincalhões e muito dorminhocos.

Leopardo. Foto: Haplochromis [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Leopardo. Foto: Haplochromis [GFDL or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons

Esses grandes felinos habitam na África (florestas tropicais, úmidas e nas savanas), na Ásia (principalmente na Índia, e eventualmente no Afeganistão) e no Oriente Médio (regiões semi-desérticas). É um animal de fácil adaptação a diferentes climas.

Os leopardos podem atingir os 2 metros de comprimento, e chegam a pesar de 40 a 70 kg. A cor dos leopardos é uma mescla de amarelo, branco e preto e sua cauda é maior do que a da onça-pintada, por exemplo.

Esses animais têm hábitos noturnos, sendo que durante o dia dormem por horas, e cuidam de sua pelagem, normalmente se lambendo como os gatos. Passam o dia em troncos de árvores, onde sobem com muita facilidade. Vivem sozinhos e só invadem o território das fêmeas durante o período de reprodução.

Os leopardos alimentam-se de diversos animais, dependendo da região em que habitam, como: antílopes, javalis, gazelas, impalas, cervos, macacos, gnus, coelhos, cobras, veados, insetos e alguns roedores. Eventualmente atacam rebanhos, vitimando cabras e gados (ainda pequenos). Ao perseguirem sua presa, podem atingir velocidade próxima de 70 km/h, apesar de preferirem emboscadas calculadas, para evitar um esforço maior.
Para evitar que outros predadores como hienas ou leões tirem proveito de sua presa, o leopardo pode fazer uso de sua força para transportar a carniça para o alto das árvores. É capaz de erguer um peso de até três vezes o próprio peso.

A reprodução dessa espécie acontece entre os meses de fevereiro e março, quando macho e fêmea caminham em busca de um parceiro. Após o acasalamento, macho e fêmea se afastam, sendo que toda a responsabilidade

pela alimentação das crias é da fêmea, até que os filhotes cresçam e tenham condições de caçar sozinhos. A gestação dura de 90 a 105 dias, e em cada ninhada costuma nascer de 2 a 5 filhotes.

Todas as espécies de leopardo estão em perigo de extinção, principalmente pela caça com o objetivo de obter sua pele, de grande valor econômico, utilizada para confecção de vestuário e artigos de couro.

Arquivado em: Mamíferos