Geografia do Mato Grosso

Por Thais Pacievitch
O Mato Grosso é um estado da região centro - oeste do Brasil, sendo o terceiro maior estado do país em área, com 906.806 Km², da qual a maior parte é ocupada pela Amazônia Legal. A capital do Estado é Cuiaba. Os limites territoriais do estado são os seguintes:

  • Norte – Pará e Amazonas
  • Sul – Mato Grosso do Sul
  • Leste – Goias e Tocantins
  • Oeste – Rondonia e Bolivia.

A maior parte do territorio mato-grossense é plano, caracterizando um relevo de baixas altitudes, que tem em sua composição, três tipos de unidades distintas: Planalto mato-grossense, Planalto – basaltico, Pantanal Mato-grossense.

No território do Mato Grosso são três os tipos de vegetação predominante. Ao norte, o estado é coberto pela floresta equatorial, a Floresta Amazõnica, com árvores de grande porte como a andiroba e a seringueira, entre outras. É a chamada Amazonia Legal.

Ao sul da capital, Cuiabá, a vegetação encontrada originalmente era o cerrado, com suas caracteristicas e biodiversidade únicas. Porém, com o avanço da agricultura, grande parte da área antes coberta pelo cerrado transformou-se em imensos campos de soja ou algodão, principalmente.

Ao sul do estado, encontra-se parte da maior área alagada do mundo, o Pantanal, que desde 2001 é considerado Patrimonio Natural da Humanidade. Embora seja grande a diversidade vegetal e animal nessa área, que é chamada de área de transição (entre os tipos de vegetação) a cobertura de graminea predomina.

O clima no estado varia de acordo a posição geografica, mas o clima predominante é o tropical superúmido. Esse clima tipicamente amazonico, ou seja, de calor (26° C em média) e umidade em abundancia. Em algumas regiões do estado, as estações (seca e chuvosa) são bem definidas, o que caracteriza um clima tropical.

No Mato Grosso existem dois sistemas hidrograficos importantes, ou seja, duas bacias, a do Rio Amazonas e a do Rio Paraguai.

Os principais rios que compoem a Bacia do Rio Amazonas são: Rio Araguaia, Rio Xingu, Rio das Mortes, Rio Juruena, etc. O Rio Cuiaba é o principal afluente da Bacia do Rio Paraguai.

Outro grande destaque do estado é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado ao centro-sul do estado, entre a capital Cuiabá e o município de Chapada dos Guimarães.